O Hospital do Barreiro suspendeu o funcionamento do Serviço de Urgência de Obstetrícia e Bloco de Partos durante dez dias a partir desta quarta-feira, segundo informação enviada pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) às corporações de bombeiros.
De acordo com a informação do CODU, a que a agência Lusa teve acesso, “o Hospital do Barreiro, suspende o funcionamento do Serviço de Urgência de Obstetrícia e Bloco de Partos, não sendo possível receber doentes no período entre as 08:00 do dia 09/07/2025 e as 08:00 do dia 19/07/2025”.
Na comunicação, o CODU solicita ainda aos meios de emergência médica da área de influência do Hospital do Barreiro que lhe sejam transmitidos os dados clínicos dos doentes, “para uma correta referenciação hospitalar”.
O Hospital do Barreiro promete dar uma explicação sobre os motivos para o encerramento prolongado do Serviço de Urgência de Obstetrícia e Bloco de Partos.
A agência Lusa tentou ouvir também a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS), sem sucesso até ao momento.
O hospital com serviço mais perto passa a ser o de Setúbal, o único para servir cerca de 300 mil pessoas.