Educação: acordo difícil entre ministério e sindicato - TVI

Educação: acordo difícil entre ministério e sindicato

Maria de Lurdes Rodrigues

Ministra defende com «unhas e dentes» que escolas não são todas iguais

Relacionados
Ministério da Educação e sindicatos não se entendem. A tutela cedeu esta quinta-feira em alguns pontos e os sindicatos também mas, para já, há matérias que permanecem perto do inegociável, diz a «Rádio Renascença».

A ministra Maria de Lurdes Rodrigues acredita que será sempre possível negociar, mas os sindicatos esclarecem que um acordo nunca será alcançado, no máximo existirá um entendimento.

Um dos maiores problemas nesta altura é a diferenciação na avaliação, de escola para escola, um obstáculo que, no entender de Mário Nogueira, da Plataforma Sindical de Professores, tem de ser ultrapassado.

Mário Nogueira admite, no entanto, que o Ministério da Educação cedeu em alguns pontos, mas não o suficiente, nomeadamente em termos de avaliação e gestão.

Ministra mostra-se mais optimista

Quanto à ministra da Educação, defende com «unhas e dentes» que as escolas não são todas iguais e que por isso é impossível fazer algo diferente que não tenha em conta justamente as diferenças entre escolas.

O sindicalista Mário Nogueira tem esperança que no protesto de professores na próxima segunda-feira, nas capitais de distrito do norte do país, a voz dos docentes chegue ao Ministério da Educação.

Quanto à nova ronda negocial desta sexta-feira, não terminará por certo com um acordo entre a plataforma e o Ministério.

Perante esta posição dos sindicatos, a ministra da Educação apenas se mostra um pouco mais optimista, dizendo que se não acreditasse não estaria a trabalhar para isso.
Continue a ler esta notícia

Relacionados