Marinha interceta petroleiro em "movimento suspeito" de trasfega de crude a sul de Portimão - TVI

Marinha interceta petroleiro em "movimento suspeito" de trasfega de crude a sul de Portimão

  • CNN Portugal
  • RL
  • 21 ago 2022, 15:25
Marinha interseta petroleiro sírio em águas portuguesas

Navio português abordou um navio-tanque com pavilhão da Síria, que aparentava preparar-se para a prática de abastecimento e trasfega de crude

A Marinha portuguesa intercetou um navio petroleiro sírio que aparentava preparar-se para a trasfega de crude em Portugal.

De acordo com o comunicado divulgado este domingo, o Centro de Operações Marítimas da Marinha detetou nos últimos dias o "movimento suspeito" de um navio petroleiro, que se encontrava a pairar em águas sob jurisdição nacional.

"O navio da Marinha NRP Cassiopeia dirigiu-se para o local, a cerca de 85 milhas náuticas a sul de Portimão, o equivalente a mais de 155 quilómetros, no âmbito da patrulha e vigilância dos espaços marítimos, para efetuar a interseção com o navio-tanque com pavilhão da República da Síria, às primeiras horas de sábado, 20 de agosto", pode ler-se na nota.

O navio-tanque em causa encontrava-se sem seguimento, perto do limite sul da Zona Económica Exclusiva (ZEE), e, de acordo com a Marinha, "apresentava comportamento que indiciava preparativos para a prática de abastecimento e trasfega de crude" - ações conhecidas como "bunkering" - tendo o navio da Marinha aproximado e estabelecido comunicações com o mesmo.

O petroleiro alegou que se encontrava com avaria nas máquinas principais e que necessitava de algumas horas para a sua reparação, informando que estava a aguardar instruções da companhia sobre o porto de destino, detalha ainda esta força.

"O navio foi alertado que Portugal, ao abrigo da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, não autoriza a realização atividades de reabastecimento dentro da Zona Económica Exclusiva Nacional, por acarretarem um risco potencial para a ocorrência de poluição no mar", esclarece a Marinha.

O navio após algumas horas iniciou a navegação, encontrando-se atualmente a sair da ZEE de Portugal Continental.

Continue a ler esta notícia