Um sismo de 6,8 foi sentido na região de Marrocos, informa a agência Reuters. De acordo com autoridades locais dezenas de pessoas morreram, a maioria em locais de difícil acesso a sul de Marraquexe, avança a mesma agência. Informações iniciais do German Research Center for Geosciences (GFZ) indicavam que o sismo tinha a magnitude de 7,0, mas estas foram posteriormente corrigidas.
O sismo foi também sentido em várias localidades em Portugal e Espanha.
Segundo o sistema europeu de controlo de sismos, o abalo ocorreu a 10 quilómetros de profundidade, na zona montanhosa a 72 quilómetros a sul de Marraquexe.
🇲🇦#FLASH| De violents tremblements de terre ont frappé plusieurs villes au Maroc.
Les tremblements de terre ont été ressentis à Agadir, Essaouira, Casablanca, Safi, Beni Mellal, Marrakech, Guelmim, Khouribga, Rabat… pic.twitter.com/Qe45mnJfL8
— Morocco Intelligence (@MoroccoIntel) September 8, 2023
Neste momento, não é ainda conhecida a dimensão dos danos causados pelo sismo. No entanto, nas redes sociais, começaram a aparecer vídeos que mostram pessoas em pânico em Marraquexe e noutras localidades no momento em que o abalo foi sentido.
Também há já vários testemunhos de pessoas em Portugal que sentiram o sismo:
As ondas sísmicas do sismo verificado em Marrocos estão a chegar ao Sismómetro da Escola Ferreira Dias. pic.twitter.com/3hnHAoGGfB
— Sismologia na Escola (@SismologiaE) September 8, 2023
isto foi um sismo?? senti literalmente tudo a tremer e moro num 10 andar
— blovesy (@bebianasuxx) September 8, 2023
ℹ️ ÚLTIMA HORA #SISMO
— Márcio Santos - Meteorologia e Ambiente (@MeteoTrasMontPT) September 8, 2023
Estamos a receber relatos de pessoas que sentiram a terra tremer em Lisboa e no Algarve. pic.twitter.com/cbbv1RSgvj