Perdeu a casa num incêndio e diz que a culpa foi de um meteorito - TVI

Perdeu a casa num incêndio e diz que a culpa foi de um meteorito

  • PP
  • 8 nov 2022, 11:43
Meteorito

Várias testemunhas garantem ter visto uma bola de fogo a cair no local

Relacionados

Na passada sexta-feira, Dustin Procita viu a sua casa consumida por um incêndio e este homem do condado de Nevada, Califórnia, nos Estados Unidos, garante que a culpa é de um meteorito. Segundo a imprensa norte-americana, há várias pessoas na região que garantem ter visto uma “bola de fogo” a cair do céu.

“Ouvi um estrondo. Senti um cheiro a fumo e fui espreitar a minha varanda. Estava em chamas”, disse este agricultor à emissora de televisão local KCRA.

Dustin Procita confessa que não viu “o que era”, mas várias pessoas da região disseram-lhe que era um meteorito, porque viram uma bola de fogo a cair do céu. Ele só viu um vídeo, mas não tem dúvidas de que “parecia uma bola de basquetebol em chamas”.

De uma coisa este agricultor tem certeza: “Sinto-me sortudo”, afirmou, referindo-se ao facto de não estar mais próximo do local onde alegadamente caiu o meteorito.

Os bombeiros de Penn Valley estão a investigar a origem do incêndio, juntamente com uma agência estatal, a Cal Fire.

Josh Miller, comandante do departamento, também colocou essa possibilidade, em declarações à KCRA: “Meteorito, asteroide – um desses dois.” Quando uma primeira pessoa lhe falou sobre o assunto, confessa que não deu grande importância. Todavia, mais pessoas fizeram o mesmo relato.

De acordo com a agência espacial norte-americana NASA, o fenómeno denominado Táuridas do Sul, e que é uma chuva de meteoritos, chegaria esta semana ao seu pico, mas já é visível há alguns dias.

Mesmo assim, vários especialistas dizem que esta possibilidade – de uma casa ser atingida -, não sendo impossível, é muito rara de acontecer.

Continue a ler esta notícia

Relacionados