Mau tempo: parques do Porto foram reabertos, mas voltam a fechar no sábado - TVI

Mau tempo: parques do Porto foram reabertos, mas voltam a fechar no sábado

  • Agência Lusa
  • 3 nov 2023, 12:39
Mau tempo: árvore de grande porte cai na praça da República no Porto e corta o trânsito (Lusa)

Por precaução, permanecerá também cortada a circulação na zona marginal da Avenida de D. Carlos I

Os parques urbanos do Porto foram reabertos na manhã desta sexta-feira, mas serão novamente encerrados no sábado devido ao agravamento das condições climatéricas, revelou a câmara.

Os parques estiveram fechados na quinta-feira, dia em que o mau tempo causou a queda de árvores em várias zonas da cidade, sem o registo de vítimas mas obrigando ao corte de trânsito de vias na Praça da República e na rotunda da Areosa.

Contactada pela Lusa, fonte da autarquia indicou que os parques foram reabertos de manhã, mas serão encerrados a partir de sábado, “enquanto permanecer o aviso amarelo por causa do vento forte”.

Devido ao mau tempo, e por precaução, permanecerá também cortada a circulação na zona marginal da Avenida de D. Carlos I, situação que será reavaliada na manhã de segunda-feira.

Depois dos efeitos da depressão Ciarán, com vento por vezes forte, agitação marítima e precipitação, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informou na quinta-feira que uma superfície frontal fria associada à depressão Domingos, deslocando-se do Atlântico para leste, deverá afetar o continente, com chuva forte e persistente no sábado, no Norte e Centro, em especial no litoral e regiões montanhosas, vento forte e agitação marítima.

Os distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga estão sob aviso vermelho até às 15:00 desta sexta-feira por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com altura significativa sete a oito metros, que podem atingir a altura máxima de 14/15 metros.

O IPMA emitiu igualmente aviso amarelo para os distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Castelo Branco, Aveiro e Coimbra (entre as 06:00 e as 18:00 de sábado), Évora, Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria e Portalegre (entre as 00:00 e as 15:00 de sábado), e Porto, Viana do Castelo e Braga (entre as 03:00 e as 21:00 de sábado) por causa do vento forte.

Continue a ler esta notícia