Microsoft vai alterar Windows Vista após queixa do Google - TVI

Microsoft vai alterar Windows Vista após queixa do Google

Novo Windows já foi lançado (foto Lusa)

A Microsoft vai alterar o sistema operativo do Windows Vista em resposta a uma queixa do Google, segundo a qual a sua função de pesquisa no computador colocava o Google e outros rivais em desvantagem.

Relacionados
A decisão foi anunciada pela empresa de software e pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, depois de se ter chegado a um acordo sobre a matéria.

Assim, a Microsoft vai criar no Vista uma opção que permite aos utilizadores seleccionar um programa de pesquisa por defeito nos PC que funcionem com o Windows.

Nesta função, os utilizadores podem realizar uma pesquisa e conseguir uma lista de resultados do seu disco rígido que contenham o termo referido.

A Microsoft assumiu ainda o compromisso de colocar ligações dentro da janela de Internet Explorer e o menu de navegação «Início» para facilitar o acesso a esse serviço de pesquisa no computador, por defeito.

As alterações serão introduzidas num «service pack» ou numa versão actualizada do software do Windows Vista. Segundo a Microsoft, prevê-se que exista uma versão de teste do Vista Service Pack para o final do ano.

A empresa prometeu ainda proporcionar informação técnica adicional a terceiros, como o Google, de modo a optimizar a apresentação do seu serviço de pesquisa.

«Estes remédios são um passo na direcção correcta, mas devem melhorar para dar aos clientes um melhor acesso a motores de pesquisa alternativos», disse o Google em comunicado.

A queixa do Google foi apresentada no Departamento de Justiça dos EUA em Dezembro, alegando que a opção do Vista de pesquisa no disco rígido dos computadores não permitia outras aplicações de busca.
Continue a ler esta notícia

Relacionados