Quatro mortos em naufrágio de veleiro dinamarquês ao largo de Santa Cruz - TVI

Quatro mortos em naufrágio de veleiro dinamarquês ao largo de Santa Cruz

Polícia marítima (Lusa)

Embarcação naufragou a cerca de mil metros da praia Formosa

Quatro tripulantes morreram, esta sexta-feira, depois do veleiro dinamarquês em que seguiam ter naufragado ao largo da praia Formosa em Santa Cruz, Torres Vedras. Inicialmente, três náufragos tinham dado à costa sem colete, mas o número viria a subir durante as operações de resgate da embarcação.

“Quando se estava a remover o veleiro, porque o veleiro deu à costa e estava-se a remover até para depois servir de prova para o inquérito de acidentes marítimos, descobriu-se mais um corpo dentro do veleiro. É um corpo de uma mulher”, disse o comandante José Sousa Luís, porta-voz da Autoridade Marítima Nacional (AMN), em declarações à agência Lusa cerca das 16:20.

Em comunicado, a Autoridade Marítima adianta que o alerta foi dado às 11:08 para um veleiro que tinha naufragado a cerca de mil metros da praia Formosa, tendo sido enviado para o local elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Peniche, tripulantes da Estação Salva-vidas de Peniche, assim como elementos dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, do INEM e uma aeronave da Força Aérea Portuguesa.

Quando as equipas chegaram ao local encontraram três náufragos que tinham dado à costa, dois do sexo masculino e um do sexo feminino, todos sem coletes salva-vidas e em paragem cardiorrespiratória, cujo óbito seria declarado no local.

Lisboa, onde se situa o concelho de Torres Vedras, é um dos sete distritos de Portugal continental que esteve sob aviso vermelho até às 15:00 devido à agitação marítima, com previsão de ondas de noroeste com altura significativa sete a oito metros, podendo atingir a altura máxima de 14/15 metros.

Os restantes distritos eram Porto, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga.

Estes sete distritos voltam a estar sob aviso vermelho entre as 18:00 de sábado e as 12:00 de domingo, prevendo-se ondas de noroeste com sete a nove metros, podendo atingir altura máxima de 15/16 metros.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu também aviso vermelho para os distritos de Faro, Beja e Setúbal entre as 06:00 e as 12:00 de domingo devido à agitação marítima, com ondas de noroeste de sete a oito metros, podendo atingir altura máxima de 14/ 15 metros.

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos