Mosquito que transmite zika e dengue identificado pela primeira vez em Lisboa - TVI

Mosquito que transmite zika e dengue identificado pela primeira vez em Lisboa

  • CNN Portugal
  • SM
  • 27 set 2023, 17:39
Mosquito do dengue (imagem Getty)

A espécie de mosquitos já tinha sido identificada no norte de Portugal, em 2017

Relacionados

Foi identificada pela primeira vez, em Lisboa, a espécie de mosquitos Aedes albopictus, que transmite os vírus do chikungunya, dengue e zika, a partir do trabalho da Rede de Vigilância de Vetores (REVIVE), cuja operação foi implementada em todo país. A informação foi avançada pela Direção-Geral de Saúde, numa nota enviada à comunicação social esta quarta-feira.

Os Aedes albopictus não são, contudo, uma novidade em Portugal, uma vez que estes mosquitos já tinham sido detetados no norte do país, em 2017, e na região do Algarve e Alentejo, um ano depois.

Sabe-se que se têm vindo a expandir pelo sul da Europa nos últimos anos, espalhando-se em países como a Itália, França e Espanha.

Segundo a DGS, esta espécie pode transmitir vírus como o chikungunya, dengue e zika.

Ainda que, até momento, em Portugal, não tenham sido identificados agentes de doenças suscetíveis de transmissão entre humanos, nem casos de pessoas contagiadas, a mesma autoridade de saúde anuncia que foi “reforçada a vigilância entomológica e epidemiológica, estando em curso a implementação de medidas para controlar a população de mosquitos”.

Não foram ainda definidas recomendações à população, uma vez que "não existe risco acrescido para a saúde". 

Continue a ler esta notícia

Relacionados