Dona da Fórmula 1 perto de adquirir o MotoGP - TVI

Dona da Fórmula 1 perto de adquirir o MotoGP

Miguel Oliveira na qualificação para o GP de Portugal em MotoGP (José Sena Goulão/Lusa)

John Malone terá apresentado uma proposta de 4000 milhões de euros. Apesar do acordo, o monopólio terá de dobrar o crivo da União Europeia

Relacionados

A Liberty Media, empresa detentora dos direitos comerciais da Fórmula 1, está a ponderar adquirir o MotoGP. De acordo com o Financial Times, a empresa norte-americana tem negociações avançadas para comprar a empresa de Carmelo Ezpeleta, há três décadas na gestão da Dorna Sports.

A mesma fonte revela que Ezpeleta recusou uma proposta do grupo TKO e da Qatar Sports Investments. Em sentido contrário, o empresário terá dado luz verde aos 4000 milhões de euros propostos por John Malone, multimilionário proprietário da Liberty Media.

A proposta interessará a Carmelo Ezpeleta, uma vez que os milhares de milhões de euros cobrem a dívida da Dorna Sports. Importa esclarecer que a marca espanhola é responsável pela organização de 251 corridas anuais, em 20 países.

Ainda que o acordo pareça iminente, podendo ser oficializado na próxima semana, os regulamentos da livre concorrência e equilíbrio de mercado poderão impedir este negócio.

No princípio deste século, em 2006, a CVC Capital Partners, então proprietária dos dois campeonatos, foi forçada pela União Europeia a vender o Mundial de MotoGP.

O valor falado por todo o campeonato, que inclui três categorias - MotoGP, Moto2 e Moto3 - é ligeiramente superior à avaliação das duas equipas mais valiosas da Fórmula 1: segundo a Forbes, em 2023 a Mercedes era avaliada em 3,52 mil milhões de euros. Por sua vez, a Ferrari estava avaliada em 3,61 mil milhões de euros.

Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE