O Grande Prémio (GP) do Cazaquistão de MotoGP foi cancelado e será substituído pelo GP da Emilia Romagna, em Misano, anunciou o promotor do Mundial de Velocidade, Dorna, esta segunda-feira.
«A FIM [Federação Internacional de Motociclismo], a IRTA [Associação de Equipas] e a Dorna Sports [promotor do campeonato] anunciam o cancelamento do GP do Cazaquistão. Questões logísticas e operacionais derivadas das cheias que atingiram aquela região há uns meses tornaram impossível a realização da prova em 2024», lê-se no comunicado à imprensa.
O GP do Cazaquistão estava inicialmente agendado para o fim de semana de 14 a 16 de junho, mas foi adiado devido à mesma razão. Acabou depois por ser colocado no calendário para de 20 a 22 de setembro, no lugar do Grande Prémio da Índia, que foi adiado para 2025.
De acordo com a informação prestada pela Dorna, o GP do Cazaquistão será substituído pelo GP da Emilia Romagna, no circuito de Misano (San Marino), nesse fim de semana de setembro
O mesmo circuito acolhe o GP de San Marino duas semanas antes, de 6 a 8 de setembro.
O Cazaquistão vê assim adiada a estreia do MotoGP de novo, já que em 2023 a prova foi cancelada devido à falta de homologação do circuito.