Porque é que as mulheres mudam (ou não) de nome quando se casam - TVI

Porque é que as mulheres mudam (ou não) de nome quando se casam

  • CNN
  • Kristen Rogers
  • 24 jul 2022, 11:00
Casamento

Há décadas, a maioria das mulheres recém-casadas adotariam o apelido do seu marido, satisfazendo um costume social e assegurando certas proteções legais, económicas e familiares.

Em alguns estados norte-americanos, essas salvaguardas incluíam a possibilidade de manter a sua carta de condução ou registo de eleitores, ir buscar os seus filhos à escola, ou ter um cartão de crédito, afirmou Stephanie Coontz, diretora de investigação e educação pública do Council on Contemporary Families.

Culturalmente, a adoção do nome do marido estava ligada a noções paternalistas de propriedade - as mulheres pertenciam outrora ao seu pai, depois ao seu marido, referiu Deborah Carr, professora de sociologia e diretora do Centro de Inovação em Ciências Sociais da Universidade de Boston.

Apesar de um crescente movimento feminista, o esmagador hábito desta prática permanece. Contemporaneamente, “pelo menos nos EUA, cerca de 20% a 30% das mulheres mantêm o seu nome, o que significa que a grande maioria fica com o nome do cônjuge quando se casa”, afirmou Carr. Isto inclui a artista Jennifer Lopez, que recentemente casou com o ator Ben Affleck com a assinatura “Sra. Jennifer Lynn Affleck.”

“As mulheres podem ficar com o nome do marido legalmente”, disse Carr, “mas profissionalmente, aposto que ela continuará a atuar sob o nome de J. Lo. Por vezes as pessoas ficam com o nome do marido legalmente, mas profissionalmente podem continuar a usar o seu nome de solteiras.”

Até haver mudanças legais e um movimento feminista emergente nos anos 70 não houve um grande empurrão para se manter o apelido, disse Carr. Essa tendência recuou um pouco durante a década de 1980, uma era mais conservadora, e tem voltado à tona desde os anos 1990, acrescentou ela.

A decisão de manter ou renunciar ao nome pode ainda ser influenciada por fatores económicos, familiares, sociais, românticos e religiosos - especialmente quando se trata de crianças.

Adotar um novo nome

Para algumas pessoas, adotar o apelido de um cônjuge é uma “declaração pública ao mundo de que vocês são, de facto, um casal”, disse Carr.

“Penso que outro aspeto é a pressão social. Pode vir do cônjuge, mas pode vir da família também. E as mulheres são frequentemente pressionadas - quer pelos seus pais ou pelos seus sogros - sobre o porquê de não quererem adotar o apelido. Algumas pessoas acreditam que isso significa que não estão tão empenhadas na sua união enquanto casal.”

A inércia ou a tradição são outras razões, referiu Carr. “Há coisas que sempre foram feitas desta forma, e por isso as pessoas não as questionam. Não as contrariam”, disse Carr. “É uma espécie de caminho de menor resistência.”

Outras pessoas podem estar desejosas de se livrarem do seu nome de família por causa do desejo de se separarem de alguma forma dos seus pais biológicos, afirmou Joshua Coleman, um psicólogo em consultório privado em Oakland, Califórnia, e um membro sénior do Council on Contemporary Families.

“Alguém que não fosse próximo dos seus pais ou que se sentisse magoado com as suas atitudes e não gostasse, de facto, de ser identificado como um Smith ou um Jones ou quem quer que fosse, acolheria provavelmente com agrado a ideia de um novo apelido que não o seu”, acrescentou ele.

As mulheres que acreditam na igualdade de género, mas que assumem o nome do marido, podem acreditar que a mudança de apelido não significa que estão a ceder qualquer das suas autoridades enquanto mulher, disse Coleman.

“A mulher não se vê em qualquer tipo de subordinação ao marido ou a ceder qualquer dos seus poderes ou autoridade ou identidade ou individualidade. Ela gosta desta tradição, mas isso não significa que aceite todas as coisas que possam ter sido tradicionalmente associadas a ela”, acrescentou.

Muito raramente um marido adota o apelido da sua esposa. Num estudo realizado em 2018 com 877 homens, 3% (27 homens) tinham mudado de nome depois de casados. Desses 27 homens, 25 tinham abandonado totalmente o seu apelido; dois hifenizaram o seu nome. Os homens que mudaram o seu nome sob qualquer forma tinham mais probabilidades de estarem menos informados.

“Isso é provavelmente algum tipo de persistência de misoginia ou patriarcado ou algo do género sobre esta questão – de que a ideia de um homem assumir o apelido da sua mulher seria de alguma forma considerado problemático”, disse Coleman.

Não há muita investigação sobre mudanças de nome relacionadas com o casamento entre casais no espectro LGBTQ+.

“Penso que parte da razão pela qual não há assim tantos dados é porque o casamento legal entre pessoas do mesmo sexo ainda é bastante recente”, afirmou Carr. “Suspeito que podem ser mais propensos a hifenizar ou a fazer algo parecido por causa deste igualitarismo que tende a acontecer – nestes casos não existe uma tradição de género.”

Preservar a identidade

Entre os 20% a 30% de mulheres que não seguem a tradição, a prática mais comum é manter o seu próprio apelido, seguido de hifenização, criar um nome híbrido ou, ainda mais raramente, inventar um nome partilhado totalmente novo, explicou Carr.

Para algumas mulheres, manter o seu apelido é preservar a identidade pessoal e familiar que sempre tiveram, disse Carr. “Isso pode estar ligado aos seus pais, ligado à sua herança étnica ou racial - os nomes carregam muitos significados.”

Na prática, algumas pessoas estabeleceram uma identidade profissional, especialmente as que se encontram em posições muito visíveis, tais como escritores, académicos ou celebridades. Se o seu nome é muito relevante na sua profissão, isso é algo de que podem não estar dispostos a desistir, acrescentou.

Manter o apelido também pode ser um ato político, muitas vezes assumido por aqueles que aderem a crenças e práticas feministas, disse Carr - tais como independência e parceria igualitária. Alguns questionam por que razão um nome deve ter privilégio sobre o outro, e se usar apenas o nome de um dos cônjuges transmitiria uma parceria desigual.

A prevalência de manter o apelido é maior entre as mulheres com níveis de educação mais elevados e as mulheres mais velhas, disse Carr. “Elas têm mais identidade profissional construída até aquele momento”, disse ela, “enquanto que as mulheres mais jovens têm menos laços profissionais e podem ser mais suscetíveis à pressão familiar.”

Ter filhos também pode complicar as coisas.

“É muito raro que ambos os parceiros escolham o nome da mulher”, disse Carr. “Na maioria das vezes, se eles escolherem um nome, há de ser aquele que pertence ao marido.”

Muitos acreditam que usar o apelido de um dos cônjuges é mais fácil social e legalmente, disse Carr.

“As pessoas sabem como se hão de referir aos outros”, disse ela. A utilização de um nome também pode prevenir “problemas administrativos” que podem surgir quando se trata de coisas como reservar voos, seguros, cuidados de saúde e quem é autorizado a ir buscar uma criança à escola, acrescentou.

Os pais que não usam um apelido para toda a família “têm muito mais trabalho (com estas questões) e muitas explicações a dar”, referiu Carr, “porque muitas das nossas estruturas não são criadas para acomodar práticas inovadoras de assimilação do nome.”

A decisão de utilizar o nome do marido deriva por vezes do facto de “haver uma garantia materna”, disse Carr. “Sabemos quem dá à luz, mas nem sempre há uma certeza paterna.” E dado que os nascimentos não conjugais ainda são estigmatizados, penso que, historicamente, essa é uma razão pela qual o casal adotaria o nome masculino.”

A combinação de apelidos de alguma forma pode ser uma maneira de preservar a identidade como membro da sua família original e como indivíduo, ao mesmo tempo que se tem uma identidade como membro de uma nova família, disse Coleman.

Continue a ler esta notícia