Beatles: disco gravado em apenas um dia faz 50 anos - TVI

Beatles: disco gravado em apenas um dia faz 50 anos

«Please Please Me», o primeiro álbum dos Beatles

Lançado em 1963, «Please Please Me» foi o primeiro álbum da banda britânica e marcou o início da Beatlemania

Relacionados
Fevereiro de 1963. Depois do sucesso dos dois singles de estreia, «Love Me Do» e «Please Please Me», a editora Parlophone queria aproveitar o burburinho que começava a surgir em volta de quatro rapazes de Liverpool. Era preciso lançar um LP o mais rápido possível e foi assim que nasceu o primeiro álbum dos Beatles, gravado em apenas um dia e lançado há precisamente 50 anos.

Esteve para se chamar «Off The Beatle Track», mas o longa duração de estreia da banda britânica acabou mesmo por adotar o nome do single que o antecedeu, «Please Please Me». Em três sessões que totalizaram nove horas e 45 minutos, os Beatles gravaram as 14 faixas do disco.

O produtor George Martin, que viria a trabalhar em todos os álbuns de estúdio da banda, ainda pensou em fazer as gravações no clube onde os Beatles tinham começado a tocar, o Cavern Club, em Liverpool, para conseguir captar todo o ambiente e som «ao vivo» que estava a popularizar o quarteto.

Mas assim não aconteceu, e, como reza a história, os Beatles voltaram aos agora míticos estúdios Abbey Road, em Londres, onde já tinham registado os seus dois primeiros singles. Entre originais assinados por aquela que viria a ser uma das mais prolíficas duplas de escritores de canções, John Lennon e Paul McCartney, e versões de outros artistas, as canções de «Please Please Me» conseguiram não só ter sucesso nos anos 1960, mas perduraram no tempo até aos dias de hoje.

Para além do single que deu nome ao disco, é quase obrigatório incluir na lista das melhores canções dos Beatles «Love Me Do», «I Saw Her Standing There» e «Twist and Shout». Esta última - um original de Phil Medley e Bert Russell, gravado pela primeira vez pelos The Isley Brothers - ficou registada logo no take inicial, fechando as gravações e o álbum.



«Please Please Me» foi lançado no Reino Unido a 22 de março de 1963, tomou o primeiro lugar da tabela de vendas, e lá permaneceu durante 30 semanas para ser finalmente destronado... pelo segundo álbum dos Beatles.

Curiosamente, o disco de estreia em território britânico só chegou aos EUA quando o catálogo dos Beatles foi editado em CD, já em 1987. Ainda assim, grande parte dos temas de «Please Please Me» foram incluídos no álbum que apresentou os Fab Four aos norte-americanos, «Introducing... The Beatles», em 1964.

O lançamento de «Please Please Me» há 50 anos está também ligado ao despoletar de um dos maiores fenómenos de sempre da história da música, a Beatlemania. O sucesso nas tabelas de vendas traduziu-se também nas cenas imortalizadas em vídeos e fotografias de centenas e milhares de fãs femininas que gritavam por Paul, John, George e Ringo.

Cinco décadas depois, a BBC não quis passar ao lado da efeméride e, em fevereiro, juntou uma série de artistas da atualidade para recriarem as três famosas sessões de gravações. Em Abbey Road, Joss Stone, Graham Coxon (Blur), Mick Hucknall (Simply Red) e os Stereophonics foram alguns dos músicos que regravaram os 14 temas de «Please Please Me» em 12 horas.



Continue a ler esta notícia

Relacionados