«Socialismo mais equilibrado é a solução», Juanes - TVI

«Socialismo mais equilibrado é a solução», Juanes

Juanes

Músico colombiano está em Portugal para promover o ser novo álbum e comentou os problemas que afectam a América Latina

Juanes, que actua, esta segunda-feira à noite, no Pavilhão Atlântico, em Lisboa, criticou o socialismo praticado pelos governos da Bolívia e Venezuela, considerando que este «não resolve os problemas que a América Latina enfrenta», refere a Agência Lusa.

«O socialismo praticado pelos governos de esquerda de Hugo Chavez e Evo Morales não são uma solução para os problemas que a América Latina enfrenta", afirmou Juanes numa entrevista concedida à Agência Lusa, na véspera do concerto no Pavilhão Atlântico, em Lisboa, onde apresenta o seu novo álbum "La Vida¿Es Un Ratico".

A solução passa por um socialismo muito mais equilibrado

Para o cantor colombiano, conhecido pelo seu envolvimento em causas sociais e fundador da fundação «Mi Sangre», - criada para ajudar as vítimas de minas anti-pessoais na Colômbia - a solução para os crescentes problemas sociais na América Latina passa por um «socialismo muito mais equilibrado e não tão extremo».

Juanes defendeu que a solução passa também por uma «maior participação das pessoas na política», sobretudo dos jovens latino-americanos.

«A luta pelo petróleo, pelo gás, as diferentes ideologias políticas e o grande negócio da droga são outras das principais causas de uma situação social que se tem vindo a agravar por todo o Continente», acrescentou.

Juanes nasceu numa das mais violentas cidades do mundo

O músico, que nasceu em Medellin, Colômbia, cidade que já foi considerada a «cidade mais violenta do mundo», lamentou o facto dessa violência ter alastrado a outros países sul-americanos, inclusive a países da América Central, como o México.

«Ter nascido e vivido lá teve e tem grande influência no que sou e no que tento transmitir através da minha música», vincou.

Como cidadão colombiano, Juanes afirmou querer contribuir para fomentar a Paz num país que sempre conheceu em guerra: «Sempre senti essa necessidade e o inconformismo por não termos aquilo que queremos», explicou.

A solução para a Paz é o diálogo

«A solução para o conflito na Colômbia é a Paz. A solução só pode passar pelo diálogo, já que militarmente será impossível derrotar as FARC e estas não conseguirão atingir os seus objectivos», acrescentou.

O colombiano Juanes actua em Portugal segunda-feira no Pavilhão Atlântico e terça-feira no Coliseu do Porto.. Estes dois concertos inserem-se na digressão de apresentação do último disco «La Vida¿ Es Un Ratico», editado em Setembro de 2007, um trabalho «mais pessoal e íntimo», que fala sobre a «vida em geral» e das «causas sociais» que «sempre o mobilizaram», explicou.

«La Vida¿Es Un Ratico» é uma expressão coloquial

Juanes explicou que o título do novo disco, «La Vida¿Es Un Ratico», é uma expressão coloquial «muito utilizada na Colômbia», e que o nome surgiu de uma conversa que teve com a mãe.

Juanes sublinhou ainda estar «feliz» por estar em Portugal e ter a oportunidade de actuar pela primeira vez a solo «num país que conhece pouco», mas do qual «já tem muitas boas impressões».
Continue a ler esta notícia