Álbum de Ricardo Ribeiro é dos melhores do mundo - TVI

Álbum de Ricardo Ribeiro é dos melhores do mundo

Ricardo Ribeiro

Revista «Songline» distingiu álbum do fadista

O álbum que o fadista Ricardo Ribeiro gravou com o músico libanês Rabih Abou-Khalil foi considerado pela revista britânica Songlines, na sua edição deste mês, um dos dez melhores na área da «world music», escreve a Lusa.

Editado pela Enja Records, o álbum intitula-se «Rabih Abou-Khalil em português» e nele se juntam à música do libanês poemas originais de José Luís Gordo, Mário Raínho, Rui Manuel, António Rocha ou Tiago Torres da Silva.

A excepção deste disco é «Casa da Mariquinhas» de Silva Tavares e do «famoso Alfredo Marceneiro», escreve a revista.

Sobre o álbum, a Songlines escreve tratar-se de «uma parceria extraordinariamente bem sucedida, criando algo totalmente original em que, ao mesmo tempo, cada uma das partes mantém a sua autenticidade».

A revista qualifica Ricardo Ribeiro de «estrela nascente no panorama fadista», elogiando a sua voz.

Para o crítico da Songlines, a «voz rica e distintiva» do fadista e «a beleza da poesia» não deixam «quaisquer dúvidas de que o seu coração está com o fado».

Este projecto começou no ano passado por iniciativa do encenador Ricardo Pais, que apresentou os dois artistas, seguindo-se espectáculos em Lisboa e no Porto.

Actualmente, os dois têm marcado presença em festivais europeus, o próximo do quais em Itália, dia 23, e depois na Sérvia.
Continue a ler esta notícia