Fãs portugueses dos U2 têm «expectativas elevadíssimas» dos concertos em Coimbra - TVI

Fãs portugueses dos U2 têm «expectativas elevadíssimas» dos concertos em Coimbra

É este o espírito de um dos fundadores da comunidade de fãs U2 Sul Station

Relacionados
Um dos fundadores da comunidade de fãs U2 Sul Station revela que os seguidores da banda localizados no Sul de Portugal possuem «expectativas elevadíssimas» sobre os concertos de 2 e 3 de Outubro, em Coimbra.

«Depois do que vi em Turim (Itália) e, sobretudo em Zurique (Suíça), as expectativas são elevadíssimas», disse à agência Lusa José Saraiva, 39 anos, da comunidade que agrega fãs de Lisboa, Setúbal, Évora, Serpa ou Vendas Novas, entre outros locais.

Por outro lado, Zé Minas - nome pelo qual José Saraiva é conhecido entre os fãs dos U2 - diz que a banda está «em crescendo de forma» na digressão que começou em Barcelona em Junho de 2009, passou pelos Estados Unidos da América e Canadá e regressou, em Agosto deste ano, à Europa.

«Mas também porque o povo português é extremamente acolhedor, manifestando-se das mais variadas formas», argumentou.

Afirma, a esse propósito, que os fãs portugueses esperam algum «doce» por parte dos U2, no alinhamentos dos concertos de Coimbra, a exemplo do que sucedeu em 2005, no estádio de Alvalade, quando a banda brindou o público com «40», uma das suas faixas mais emblemáticas, incluídas em «War», álbum de 1983.

Aquando da edição de «War» ainda Zé Minas, na altura no início da adolescência, não tinha descoberto os U2, ele que, no entanto, se assume fã há mais de 25 anos, «desde 84 ou 85, mais ou menos».

De 1984 é «The Unforgettable Fire», tema do álbum homónimo, incluído na etapa de 2009 da digressão «360º Tour» mas não nos concertos já realizados na Europa em 2010 e que Zé Minas gostaria de ver regressar.

«A retirada desta música das `setlist` [a lista de músicas de cada concerto] foi um ponto bastante negativo. Surgiu um pouco inesperadamente nos concertos de 2009, com um arranjo fabuloso e amada pelos fãs, não percebi o porquê da exclusão», sublinhou.

De outras que espera ver tocadas em Coimbra - onde «obviamente» vai assistir aos dois concertos - destaca «Spanish Eyes», a sua música de eleição, o inédito «North Star», Original of the Species (do álbum «How to Dismantle na Atomic Bomb», de 2004) ou «Exit» («The Joshua Tree», 1987), todos temas que não se incluem no rol dos êxitos comerciais da banda irlandesa.

A agência Lusa contactou igualmente a comunidade portuguesa de fãs U2 PT mas não obteve resposta.
Continue a ler esta notícia

Relacionados