Empresa chinesa testa com sucesso nave espacial reutilizável - TVI

Empresa chinesa testa com sucesso nave espacial reutilizável

  • Agência Lusa
  • FM
  • 3 nov 2023, 12:09
SpaceX lança foguetão reutilizável

Nave espacial de 17 metros de comprimento destina-se a uso comercial

O veículo espacial experimental reutilizável SQX-2Y da empresa chinesa i-Space completou esta sexta-feira com sucesso um teste de descolagem e aterragem vertical, informou a imprensa local.

A nave espacial de 17 metros de comprimento, que se destina a uso comercial, foi concebida para testar tecnologias aplicáveis ao desenvolvimento de foguetões de transporte que possam ser utilizados em mais do que uma ocasião, segundo a agência noticiosa oficial Xinhua.

O lançamento teste ocorreu às 14:00 (06:00, em Lisboa), a partir do centro de lançamento de Jiuquan, na região da Mongólia Interior. O veículo atingiu uma altura de 178,42 metros e aterrou 50 segundos depois a uma velocidade de 0,025 metros por segundo.

De acordo com a empresa, a precisão alcançada no alvo de aterragem foi de 1,68 metros.

O veículo é movido por um motor de propulsão a metano e oxigénio líquido, uma tecnologia utilizada pela primeira vez pela China em julho passado e anteriormente apenas desenvolvida pelas empresas norte-americanas SpaceX e Blue Origin.

De acordo com a i-Space, a informação recolhida no teste forneceu apoio técnico para o desenvolvimento de foguetões reutilizáveis de médio e grande porte que utilizem este tipo de propulsão.

Em maio passado, uma nave espacial reutilizável experimental regressou à China após 276 dias em órbita, o que foi considerado um marco no desenvolvimento deste tipo de tecnologia.

Na última década, Pequim investiu fortemente no seu programa espacial e alcançou marcos importantes, como a aterragem bem-sucedida de uma sonda no lado mais distante da lua em janeiro de 2019, um feito que nenhum país tinha conseguido até à data.

 

Continue a ler esta notícia