Norte de Portugal com várias cidades cobertas de neve - TVI

Norte de Portugal com várias cidades cobertas de neve

  • CNN Portugal
  • 25 fev 2023, 12:44

Maioria dos distritos está em aviso amarelo por causa do frio. IPMA deixa conselhos

Relacionados

As temperaturas baixas que se fazem sentir no Norte do país provocaram nevões em várias localidades. Do Gerês chegam imagens de um grande manto de neve, enquanto em Boticas a situação é semelhante.

A página Meteo Trás-os-Montes partilhou um vídeo que chegou de Montalegre, e onde se vê a intensidade da neve a cair.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera já tinha alertado para o tempo frio que se faria sentir, prevendo neve em vários locais. Por isso mesmo decidiu colocar 12 distritos em aviso amarelo, estando entre eles Viana do Castelo, Vila Real e Bragança, os localizados mais a norte. Em Bragança os termómetros podem chegar aos três graus negativos, mas é na Guarda que se espera mais frio, com a possibilidade de cinco graus abaixo de zero.

O instituto alerta para eventuais perturbações causadas pela acumulação de neve e possível formação de gelo, como vias condicionadas ou interditadas, danos em estruturas ou árvores ou abastecimentos locais prejudicados.

O IPMA prevê tempo frio nos próximos dias, com descida da temperatura máxima entre 5 a 10 graus Celsius, devido a uma massa de ar com origem polar.

Por causa das previsões do IPMA, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu um aviso à população para os riscos de intoxicações por inalação de gases devido a inadequada ventilação e incêndios em habitações resultantes da má utilização de lareiras e braseiras ou avarias em circuitos elétricos.

A proteção civil chama ainda a atenção para os perigos do piso escorregadio e eventual formação de lençóis de água e gelo, bem como para a possibilidade de queda de ramos ou árvores devido aos ventos fortes.

A ANEPC aconselha também os cidadãos a evitarem a exposição prolongada ao frio, a usarem várias camadas de roupa e a acautelarem a prática de atividade física no exterior.

Continue a ler esta notícia

Relacionados