Eddie Howe, treinador do Newcastle, assumiu uma posição quanto ao futuro do estádio dos «Magpies». Numa semana em que foram divulgados os dispendiosos planos para redesenhar e ampliar o St. James’ Park – mais de mil milhões de euros – foi também tornada pública a vontade de a administração investir, em alternativa, na construção de um novo estádio, a edificar noutro local de Newcastle.
De lembrar que este histórico emblema tem como investidores maioritários os responsáveis pelo Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita.
«O meu instinto natural aponta para permanecer no St James' Park. É um lugar incrível, a nossa casa. Esta mudança será uma traição a um lugar que nos serviu tão bem. O que torna este estádio único é o posicionamento na cidade [numa colina, visível a quilómetros de distância]», argumentou Eddie Howe.
O treinador inglês, de 46 anos, conhece bem aquela casa, onde tantas vezes foi adversário, enquanto timoneiro de Bournemouth e Burnley, de 2008 a 2020.
Nos últimos quatro anos, Howe acompanhou o Newcastle até ao topo da Premier League, devolvendo os «Magpies» à Champions em 2023.
«Estamos cientes de que precisamos de aumentar a receita. Por isso, pessoas com mais células cerebrais decidirão. Ainda assim, o meu instinto seria de ficar no St James' Park. É uma decisão que não agradará a todos.»
«No St James' Park, a primeira vez enquanto treinador foi pelo Bournemouth e fiquei surpreendido. Nunca tinha treinado num estádio como aquele. Amo lá estar», rematou.
O Newcastle ocupa o sétimo posto da Premier League, com 11 pontos, mais sete face ao adversário na sétima jornada, o Everton (16.º). Encontro agendado para a tarde deste sábado (17h30).