Responsável pela estratégia anticovid sucede a Jacinda Ardern no governo da Nova Zelândia - TVI

Responsável pela estratégia anticovid sucede a Jacinda Ardern no governo da Nova Zelândia

  • Agência Lusa
  • AG
  • 21 jan 2023, 08:06
Chris Hipkins (Robert Kitchin/AP)

Atual ministro da Administração Interna vai liderar o país pelo menos até 14 de outubro

Relacionados

O ex-responsável pela estratégia para a pandemia de covid-19 da Nova Zelândia Chris Hipkins disse este sábado ser "capaz de cumprir", após ser escolhido para substituir Jacinda Ardern, que renunciou esta semana ao cargo de primeira-ministra.

Único candidato à sucessão de Ardern, Chris Hipkins, de 44 anos, vai ser formalmente nomeado líder do Partido Trabalhista no domingo, antes de se tornar o 41.º primeiro-ministro do país.

"A bancada do Partido Trabalhista reúne-se às 13:00 de domingo [19:00 em Lisboa] para validar a nomeação e confirmar Chris Hipkins como líder do partido", disse Duncan Webb, membro do Partido Trabalhista.

Hipkins ocupará então o cargo de primeiro-ministro pelo menos até às eleições gerais de 14 de outubro.

"Gosto de de pensar que sou uma pessoa decisiva capaz de cumprir as coisas", disse o responsável aos jornalistas fora do parlamento, em Wellington, capital do país.

Chris Hipkins desempenha atualmente o cargo de ministro da Administração Interna, Educação e Serviços Públicos.

Foi eleito pela primeira vez para o parlamento em 2008 e nomeado ministro com a pasta do covid-19 em novembro de 2020.

Jacinda Ardern anunciou na quinta-feira a sua renúncia ao cargo de chefe de governo, convocando eleições para 14 de outubro.

“Dei tudo de mim para ser primeira-ministra, mas isso também exigiu muito de mim”, disse.

A primeira-ministra demissionária tinha sido eleita para liderar o país com apenas 37 anos, após a surpreendente renúncia do líder de centro-direita John Key, tornando-se a primeira-ministra mais jovem da Nova Zelândia desde 1856 e um símbolo do progressismo, com vincadas ideias de esquerda.

Depois de conseguir um segundo mandato, graças à vitória esmagadora do Partido Trabalhista nas eleições legislativas de 2020, Ardern teve uma queda de popularidade nos últimos anos, atribuída a várias causas: deterioração da situação económica, declínio da confiança no seu governo, ressurgimento da oposição conservadora.

Nos últimos meses, a primeira-ministra não conseguia já esconder a irritação com a oposição aguerrida da direita e começaram a fazer-se notar os sinais de desgaste político.

Nascida em 1980, em Hamilton, a sul de Auckland, Jacinda Ardern diz que foi a pobreza a que assistiu no interior da Ilha do Norte que ajudou a moldar as suas crenças de esquerda.

Continue a ler esta notícia

Relacionados