A vitória de Nuno Borges no Open de Bastad, na Suécia, ao bater Rafael Nadal na final por 6-3, 6-2, está a ter repercussões no desporto nacional. João Sousa, melhor tenista português de sempre (venceu Kuala Lumpur em 2013, Valência em 2015, Estoril Open em 2018 e Pune em 2022), enviou os parabéns a Borges.
«Acho que é um dia feliz para o Nuno e um dia feliz para o ténis português. Fico contente pelo Nuno ter alcançado este título ATP», começa por dizer o recém-reformado tenista vimaranense, em declarações à Lusa.
«Para ele, obviamente significa muito, e nós, portugueses, estamos muito orgulhosos por isso. Por ver que o ténis nacional vem evoluindo e que o Nuno tem alcançado grandes feitos. É uma grande notícia, este título do Nuno», rematou o minhoto.
O maiato, de 27 anos, venceu o antigo número um mundial em uma hora e 27 minutos, com relativa facilidade, naquele que foi o regresso de Nadal à competição após Roland Garros.
Além de conquistar o seu primeiro título, Nuno Borges tornou-se no quinto tenista do mundo a vencer uma final a Nadal na terra batida, depois de Novak Djokovic (quatro vezes), Roger Federer (duas), Horacio Zeballos e Andy Murray.