Nuno Santos é um dos nomeados para o Prémio Puskas da FIFA. O golo do jogador do Sporting ao Boavista, num remate de letra ao ângulo, faz parte de uma primeira lista de onze golos de jogadores direrentes, de onde sairão os três finalistas, que estarão depois na Gala The Best.
«O extremo português do Sporting produziu uma rabona audaciosa de pé esquerdo que deixou a defesa e o guarda-redes surpreendidos, para acariciar o interior do poste a caminho da baliza», escreveu a FIFA.
De fora desta lista de candidatos ficou o golaço de Pedro Gonçalves ao Arsenal, que foi eleito, curiosamente, o melhor da Liga Europa. Já o golo de Nuno Santos foi também eleito o melhor da Liga na época passada.
Esta é a primeira vez, de resto, que um jogador do Sporting é nomeado para ganhar o Puskas e é a quarta vez que o futebol português surge na lista de candidatos ao prémio de melhor golo. As outras vezes aconteceram com Nemanja Matic em 2013, quando o golo pelo Benfica ao FC Porto ficou em segundo lugar, também Ricardo Quaresma, com o golo por Portugal ao Irão no Mundial 2018, que não entrou nos três finalistas, e finalmente Mehdi Taremi, 2021, com o golo pelo FC Porto ao Chelsea na Champions.
Cristiano Ronaldo já esteve duas vezes nomeados: em 2008, com o golo pelo Manchester United ao FC Porto no Dragão, que inclusivamente até ganhou o Prémio Puskas, e em 2018, quando ficou em segundo lugar com o golo de bicicleta pelo Real Madrid em Turim.
A eleição do melhor golo do ano é feita através dos utilizadores do site da FIFA, tendo a votação sido aberta esta sexta-feira, dia 22 de setembro, e decorrendo até à meia noite do próximo dia 10 de agosto.
Recorde o golo de Nuno Santos:
Para além de Nuno Santos, há mais dez nomeados ao prémio.
Álvaro Barreal - FC Cincinnati
«O extremo argentino executou um impressionante volei de pé esquerdo bem de fora da área no jogo dos quartos de final do US Open Cup.»
Linda Caicedo - Colômbia
«A sensação adolescente fez o Golo do Torneio no Mundial Feminino com um sensacional remate que acertou no canto superior da baliza.»
Júlio Enciso - Brighton
«O adolescente paraguaio deixou Ederson pregado ao chão com um remate de pé direito a 30 metros da baliza.»
Seong-jin Kang - Coreia do Sul Sub-20
«Kang começou perto da linha lateral direita e acelerou para fugir a três adversários, confundiu outro defesa com uma série de simulações e então disparou com precisão ao canto superior.»
Sam Kerr - Austrália
«A atacante do Chelsea recebeu a bola no seu próprio meio-campo, avançou contra a defesa inglesa e lançou um foguete de pé direito.»
Brian Lozano - Atlas FC
«Há golos de longa distância e depois há isto. O Club América foi incapaz de travar o médio uruguaio quando ele rematou a 40 metros de distância com um disparo violento que desviou e passou pela ponta dos dedos do guarda-redes.»
Guilherme Madruga - Botafogo São Paulo
«De costas para a baliza e com os defesas próximos, Madruga executou um belo remate de fora da área que passou imediatamnte abaixo da barra».
Ivan Morante - UD Ibiza
«Jovem médio do UD Ibiza, Morante controlou a bola no peito fora da área, afastou-a de um adversário com um toque de pé esquerdo, controlou-a novamente no peito e disparou um vólei imparável de pé esquerdo.»
Askhat Tagybergen - Cazaquistão
«Recebendo a posse pela esquerda do campo, fora da área, o capitão acertou um disparo de pé direito e deixou um companheiro com as mãos na cabeça de espantado.»
Beatriz Zaneratto - Brasil
Um golo coletiva da mais alta qualidade. Debinha jogou pela esquerda, antes de uma tabelinha com Adriana, para levantar a bola para a área. Ary Borges parecia destinada a finalizar, mas tocou a bola de volta para Zaneratto, para, esta sim, fazer o golo.»