Morreu William Anders, o astronauta que tirou a primeira foto a cores da Terra - TVI

Morreu William Anders, o astronauta que tirou a primeira foto a cores da Terra

  • Agência Lusa
  • MSM
  • 8 jun, 09:02
William Anders

As autoridades norte-americanas estão a investigar o acidente

O antigo astronauta da missão Apollo 8, em 1968, William Anders morreu na sexta-feira quando o avião que pilotava sozinho caiu nas águas ao largo das Ilhas San Juan, no estado de Washington, disse o filho.

Anders, de 90 anos, tirou a primeira imagem a cores da Terra vista do espaço, considerada a responsável por desencadear o movimento ambientalista global por mostrar como o planeta parecia delicado e isolado.

O senador do Arizona e astronauta reformado da agência espacial norte-americana NASA Mark Kelly escreveu na rede social X (antigo Twitter): “Bill Anders mudou para sempre a nossa perspetiva do nosso planeta e de nós próprios com a sua famosa fotografia do nascer da Terra na Apollo 8. Inspirou-me a mim e a gerações de astronautas e exploradores. Os meus pensamentos estão com a família e amigos".

O filho Greg Anders confirmou a morte, ocorrida na sexta-feira de manhã (hora local), na costa oeste dos Estados Unidos.

De acordo com a Associação Federal de Aviação norte-americana, apenas o piloto estava a bordo do avião Beech A45. As autoridades norte-americanas estão a investigar o acidente.

Continue a ler esta notícia