Roterdão desmantela ponte histórica por causa de megaiate de uma das pessoas mais ricas do mundo - TVI

Roterdão desmantela ponte histórica por causa de megaiate de uma das pessoas mais ricas do mundo

Jeff Bezos

Embarcação em causa tem um custo de quase 450 milhões de euros

A cidade de Roterdão, nos Países Baixos, confirmou na terça-feira que vai mesmo desmantelar a histórica ponte de Konigshavenbrug, também conhecida como De Hef, que atravessa o rio Mosa. O motivo? Abrir caminho para deixar passar o megaiate do bilionário norte-americano Jeff Bezos, o senhor Amazon.

Com mais de 127 metros de comprimento, 40 metros de altura e três mastros gigantes, o navio do fundador da Amazon não consegue navegar em direção ao mar do estaleiro onde está a ser construído, uma vez que a ponte é demasiado baixa para as dimensões da embarcação.

Uma pista de aterragem para helicópteros, um segundo iate para suporte e muito luxo são algumas das características já conhecidas do megaiate encomendado por Bezos à construtora naval Oceanco. O “novo brinquedo” do antigo líder da Amazon tem um custo estimado de 500 milhões de dólares (aproximadamente 443 milhões de euros) e muitos dos seus detalhes ainda não são conhecidos.

A informação foi confirmada pela porta-voz do autarca local, Frances van Heijst, em declarações à imprensa. “É a única rota em direção ao mar”, esclarece à AFP. Os responsáveis sublinham a importância da indústria da construção naval e todos os postos de trabalho criados para justificar uma decisão tão drástica como o desmantelamento da estrutura e a reputação de Roterdão enquanto “capital marítima da Europa”.

Heijst avançou ainda que a autarquia não vai pagar os custos associados ao desmantelamento e respetiva reconstrução, acrescentando que, por norma, este tipo de custos fica a cargo da empresa de construção naval, que contrata uma outra empresa para construir e reconstruir a estrutura da ponte. No entanto, a porta-voz não dá uma estimativa dos valores associados à obra, até porque "muitos detalhes precisam ser acertados". 

“Deze man heeft zijn geld verdiend door het uitknijpen van personeel, het ontwijken van belastingen/regelgeving en nu moeten wij ons mooie rijksmonument afbreken? Dat gaat echt een brug te ver” aldus @StephanLeewis die hierover een debat heeft aangevraagd.https://t.co/C5GvEztQcu

A luxuosa embarcação de Bezos não foi, no entanto, a primeira a causar problemas nesta ponte construída em 1927.  Há vários anos que a passagem é considerada “demasiado estreita”. Em 1978, a ponte chegou mesmo a ser atingida pelo cargueiro Nedloyd Bahrain durante o seu reboque para o estaleiro. O acidente acabou por bloquear o tráfego ferroviário durante 14 dias.

A circulação ferroviária haveria de acabar definitivamente no ano de 1993, com a construção de um túnel com esse propósito, tornando a ponte De Hef obsoleta. O governo local chegou a ponderar a sua demolição, mas, após vários protestos dos moradores de Roterdão, a estrutura acabaria por ser preservada e considerada um símbolo da cidade.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE