As informações não são ainda oficiais, mas a proposta do Orçamento do Estado para 2024 – que o governo vai apresentar esta terça-feira – irá mesmo trazer uma descida mais pronunciada do IRS, que deverá incluir os recibos verdes e os salários mais baixos.
O jornal Eco tinha já avançado que o governo estava a preparar uma descida das taxas de IRS: “IRS desce com atualização dos escalões e mexidas nas taxas, ordenado mínimo continuará isento do imposto, salários da Função Pública sobem pelo menos 3% e pensões avançam 6,5%”, avançara o jornal de economia.
Esta terça de manhã, há mais informações sobre descidas. O Correio da Manhã quantifica que as descidas serão “entre 1,25 e 3,5 pontos percentuais” e irão até ao 5º escalão de IRS, o que significa que todos os salários até cerca de dois mil euros brutos irão pagar menos IRS e, portanto, ter aumentos do salário líquidos.
Já o Jornal de Notícias revela que os trabalhadores independentes (a recibos verdes) também serão abrangidos pela descida de impostos, aproximando-se dos do regime geral.
Também os mais jovens têm medidas de redução de IRS. E haverá medidas específicas para a habitação.
Acompanha na CNN Portugal o especial Orçamento do Estado ao longo de toda esta terça-feira, com o impacto das medidas, as explicações e a análise.