Carro eléctrico chega a Genebra pelos seus próprios meios - TVI

Carro eléctrico chega a Genebra pelos seus próprios meios

Nissan LEAF

Veículo da Opel vai fazer viagem de 600 quilómetros para participar no salão internacional do automóvel

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O carro eléctrico da Opel, o Ampera, completou esta segunda-feira uma viagem de 600 quilómetros entre Russelsheim, a sede da Opel, e Genebra para participar no Salão Internacional do Automóvel, que se realiza a partir de 4 de março, anunciou a empresa.

O último troço do percurso foi realizado pelo presidente executivo da Opel/Vauxhall, Nick Reilly, num automóvel que está prevista a sua produção a partir de 2011. De acordo com a marca alemã, o modelo utiliza tecnologia de motorização elétrica inovadora que permite alcançar uma autonomia superior a 500 quilómetros.

O avançado sistema de propulsão elétrica consegue acelerar o Ampera de zero a 100 km/h em cerca de 9 segundos, permitindo-lhe ainda atingir a velocidade máxima de 161 km/h.

O Ampera cumpriu a primeira fase do percurso exclusivamente em modo eléctrico e sem emissões de dióxido de carbono (CO2), com recurso à eletricidade armazenada na bateria de iões de lítio de 16 kWh. Depois de 60 quilómetros, quando a carga da bateria se aproximou do mínimo, o modelo acionou automaticamente o motor a combustão a gasolina para gerar a eletricidade que alimentou o motor elétrico até Genebra. À chegada, a bateria foi de novo ligada a uma tomada de corrente para ser recarregada.

O carro eléctrico já tinha sido apresentado aos ministros da Indústria da União Europeia na reunião informal em San Sebastian, no País Basco, a 8 de Fevereiro, altura que marcou o arranque de um novo grande projecto europeu destinado a promover a mobilidade eléctrica.

Entretanto, o presidente executivo da Opel, Nick Reilly, já anunciou a intenção da marca alemã estar a pensar lançar um citadino completamente eléctrico.

Em declarações ao jornal alemão Bild am Sonntag, Reilly disse estar a refletir lançar «um pequeno veículo eléctrico abaixo do Corsa. Vemos um forte potencial de desenvolvimento em todas as cidades do mundo», acreditando que «os governos vão apoiar fiscalmente este tipo de veículo».
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