Operação Lex: Luís Filipe Vieira vai a julgamento pelo crime de recebimento indevido de vantagem - TVI

Operação Lex: Luís Filipe Vieira vai a julgamento pelo crime de recebimento indevido de vantagem

Luís Filipe Vieira (Lusa/Tiago Petinga)

O processo Operação Lex foi conhecido em janeiro de 2018

O ex-presidente do Sport Lisboa e Benfica (SLB), Luís Filipe Vieira, vai a julgamento pelo crime de recebimento indevido de vantagem, no âmbito da Operação Lex, apurou a CNN Portugal.

A decisão instrutória do processo foi lida pelo juiz conselheiro Sénio Alves no salão nobre do Supremo Tribunal de Justiça, em Lisboa. Após mais de duas horas de leitura, o magistrado responsável pela instrução deste caso anunciou: “Para julgamento em processo comum pronuncio todos os arguidos identificados na acusação”.

O processo Operação Lex foi conhecido em 30 de janeiro de 2018, quando foram detidas cinco pessoas e realizadas mais de 30 buscas e teve origem numa certidão extraída do caso Operação Rota do Atlântico, que envolveu o empresário de futebol José Veiga, suspeito de crimes de corrupção no comércio internacional, branqueamento de capitais, fraude fiscal e tráfico de influências.

Em causa neste processo estão os crimes de corrupção passiva e ativa para ato ilícito, recebimento indevido de vantagem, abuso de poder, usurpação de funções, falsificação de documento, fraude fiscal e branqueamento, segundo divulgou a Procuradoria-Geral da República (PGR) num comunicado em 18 de setembro de 2020.

Continue a ler esta notícia