Orcas afundam veleiro ao largo de Sines. Cinco tripulantes resgatados - TVI

Orcas afundam veleiro ao largo de Sines. Cinco tripulantes resgatados

Orcas na Caparica

Resgate foi feito por uma embarcação de pesca que estava nas proximidades e coordenado pela Marinha Portuguesa, em articulação com o Capitão do Porto de Sines

Um veleiro naufragou, na última madrugada, ao largo de Sines, depois de um encontro com orcas, avança a Marinha Portuguesa, num comunicado divulgado no Facebook. Cinco tripulantes foram resgatados pela embarcação de pesca "Festas André", que estava nas proximidades, sob coordenação da Marinha Portuguesa, em articulação com o Capitão do Porto de Sines.

“A Marinha, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC) de Lisboa, em articulação com o Capitão do Porto de Sines, coordenou, esta madrugada, o salvamento de cinco tripulantes que se encontravam na balsa salva-vidas depois de o veleiro onde seguiam ter afundado após encontro com orcas, a cerca de seis milhas, o equivalente a 11 quilómetros, de Sines”, precisa a Marinha Portuguesa.

O alerta para o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC) de Lisboa foi dado pouco depois da meia-noite pelo próprio veleiro, que dava a indicação de que se encontrava a meter água, depois de um encontro com orcas. “De imediato foram empenhadas a embarcação de pesca "Festas André", que efetuou o resgate dos cinco elementos, e uma embarcação da Estação Salva-vidas de Sines que acompanhou o navio de pesca até ao porto de Sines, onde atracou em segurança pelas 02:43”, adianta o comunicado da Marinha.

As autoridades lembram os conselhos da Autoridade Marítima Nacional e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) relativamente ao avistamento de orcas:
"A interação com estes mamíferos ocorre sobretudo devido ao comportamento curioso de orcas juvenis, as quais atraídas pelas estruturas móveis e ruidosas das embarcações, como o leme e a hélice, podem aproximar-se excessivamente das embarcações e embater nas estruturas móveis, com probabilidade de rutura total ou parcial do leme. Em caso de avistamento destes mamíferos recomenda-se a todos os navegantes que seja desligado o motor, por forma a inibir a rotação da hélice, e imobilize a porta do leme, desmotivando assim estes mamíferos a interagir com as estruturas móveis das embarcações." 

Continue a ler esta notícia