Quercus: aeroporto em Alcochete «inviável» - TVI

Quercus: aeroporto em Alcochete «inviável»

  • Portugal Diário
  • 8 jun 2007, 11:37

Associação defende ordenamento de território e proximidade de reservas

A associação ambientalista Quercus considerou esta sexta-feira a construção de um novo aeroporto em Alcochete, na margem Sul, como uma «solução praticamente inviável» devido ao ordenamento do território e proximidade das reservas naturais do Sado e Tejo, noticia a agência Lusa.

O coordenador do estudo sobre o ordenamento do futuro aeroporto da Ota, Augusto Mateus, afirmou numa entrevista publicada hoje no Semanário Económico, que Alcochete seria uma solução mais flexível para construção do futuro aeroporto, podendo entrar em funcionamento mais rapidamente.

O antigo ministro socialista da Economia disse que a carreira de tiro de Alcochete «pode vir a ser estudada», justificando que «tem dimensão mais do que suficiente para se fazer algo mais flexível comparando com a Ota» e «onde eventualmente poderá ser possível oferecer, antes de 2017, uma primeira alternativa».

Em declarações à Lusa, Francisco Ferreira da Quercus disse que «apesar de não estar excluída a hipótese de construção do aeroporto em Alcochete, essa solução é praticamente inviável».

A associação ambientalista considera que «antes de se avançar para uma solução na margem Sul tem de se passar por uma avaliação ambiental da Ota, que pode ser negativa, e pela chamada «opção zero», uma avaliação pela continuação do aeroporto da Portela com um segundo aeroporto».

No entender de Francisco Ferreira, a margem sul aparece como a última hipótese a ser considerada por razões de ordenamento do território e por questões ambientais.

A Quercus considera que a margem Sul encerra problemas ambientais relevantes que tornam praticamente impossível a localização, como o ordenamento do território, proximidade das reservas naturais do Sado e Tejo e preservação do aquífero.

Para a associação ambientalista, a «reavaliação deverá estar dependente de opiniões fundamentadas das entidades oficiais e da inviabilização de todas as outras alternativas», como uma «avaliação muito negativa da Ota em termos ambientais concluída pelo novo estudo de impacto e impossibilidade de continuação da Portela, mesmo com outro aeroporto de apoio».
Continue a ler esta notícia