Mocha Mousse é a cor do ano. 🤎 ou 💩? - TVI

Mocha Mousse é a cor do ano. 🤎 ou 💩?

  • CNN Portugal
  • LC
  • 6 dez 2024, 18:32
Cor do ano 2025 - Pantone

De que lado está?

Relacionados

“Um tom suave e aconchegante”. É assim que a Pantone Color Institute descreve a cor que promete influenciar tendências desde a moda até à decoração nos próximos tempos. Chama-se Mocha Mousse, é a cor do ano 2025 e para já está a dividir a internet.

Num anúncio publicado na quinta-feira, a empresa especializada em cor convida-nos a um momento de prazer com o Mocha Mousse que, tal como uma mousse de chocolate, “transmite uma sensação de conforto e bem-estar”.

“Vivemos numa época em que há tanta coisa a acontecer que é mais séria, digamos assim, e, ao mesmo tempo, não queremos nada pesado”, explica Laurie Pressman, vice-presidente do Pantone Color Institute, citada em comunicado. O Mocha Mousse, com a sua elegância subtil, é um convite à sofisticação, apelam. 

No entanto, se entre as coisas sérias está uma forte polarização à escala global, a cor Mocha Mousse não está a ajudar. Uns elogiam a tonalidade com um “Adoro!”, alimentos como chocolate ou café ou emojis coração em tom castanho - 🤎. Outros questionam a originalidade e a relevância da escolha, argumentando se é realmente a melhor representação das tendências e do espírito do próximo ano. Também há um emoji para assinalar este sentimento: 💩

 

Também choveram críticas à forma como a empresa divulgou a cor. Há quem a acuse de ter recorrido à inteligência artificial na criação do vídeo promocional e de falta de paixão na apresentação desta, uma vez que quem sustenta a marca são designers.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by PANTONE (@pantone)

Desde 1999, que a Pantone, referência mundial de cores, elege anualmente uma tonalidade que irá influenciar as tendências em moda, design e decoração. Para tomar essa decisão, especialistas analisam alguns  fatores, como as passarelas de alta costura, o design de interiores, a cultura pop e até mesmo a psicologia humana. A jornada começou com o Azul-celeste em 1999 e, desde então, a paleta da Pantone tem-se diversificado, passando por tons vibrantes como o Viva Magenta (2023) e tons mais suaves como o Peach Fuzz (2024), indo de encontro ao espírito da época.

Continue a ler esta notícia

Relacionados