Papa Francisco entra sorridente no segundo país mais católico do mundo - TVI

Papa Francisco entra sorridente no segundo país mais católico do mundo

  • Agência Lusa
  • AM
  • 9 set, 09:37

Apesar do elevado número de pessoas, a entrada do Papa na cidade decorreu sem incidentes

O Papa Francisco entrou na cidade de Díli sorridente, saudando e benzendo os milhares de fiéis que quase tocaram o veículo branco de caixa aberta que transporta o chefe de Estado do Vaticano.

"Está ali o Francisco", gritou uma criança que se lançou para a Avenida Presidente Nicolau Lobato, ao mesmo tempo que passava o chefe de Estado do Vaticano.

Os cânticos e orações que se ouviram nas últimas horas transformaram-se numa enorme ovação por parte dos populares, muitos membros da igreja católica de Timor-Leste, assim como dos inúmeros grupos que vestiam os trajes tradicionais dos vários municípios do país. 

Durante as últimas cinco horas milhares de fiéis foram-se juntando no único acesso ao aeroporto Internacional Presidente Nicolau Lobato, esperando o Papa junto à estrada com bandeiras do Vaticano e da República Democrática de Timor Leste. 

"É muita emoção para mim e para Timor-Leste, viva o Papa Francisco, viva Timor-Leste", disse à Lusa uma mulher de Liquiçá (oeste de Díli) que estava na primeira fila da receção popular.

Devido ao número crescente na estrada junto à rotunda do aeroporto, as forças de segurança enviaram para o local mais elementos da polícia e das Falintil - Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL).

Apesar do elevado número de pessoas, a entrada do Papa na cidade decorreu sem incidentes.

Francisco entrou na capital timorense às 15:15 (07:15 em Lisboa) e após a passagem de mais de trinta veículos e um autocarro de transporte de passageiros que faziam parte da comitiva.

O avião que transportou o Papa Francisco aterrou no aeroporto internacional de Díli, capital de Timor-Leste, às 14:20 locais (06:20 de Lisboa), para uma visita de três dias, que termina na quarta-feira.

O Papa iniciou em 3 de setembro uma viagem pela região na Indonésia, onde permaneceu até sexta-feira, tendo seguido depois para a Papua Nova Guiné.

A estada em Díli tem início com uma cerimónia de boas-vindas no Palácio Presidencial e um encontro com autoridades, corpo diplomático e sociedade civil, onde fará o seu primeiro discurso em território timorense.

O ponto alto da visita de Francisco a Timor-Leste, onde 98% da população é católica - é o segundo país mais católico do mundo, apenas ultrapassado pelo Estado do Vaticano -, vai ser uma missa, a realizar na terça-feira em Tasi Tolu, a cerca de 10 quilómetros a oeste da capital, com a presença de milhares de timorenses.

Continue a ler esta notícia