Papa Francisco recebeu 13 vítimas de abusos sexuais na Igreja Católica - TVI

Papa Francisco recebeu 13 vítimas de abusos sexuais na Igreja Católica

  • Rita Rodrigues
  • 2 ago 2023, 21:01
Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude - JMJ Lisboa (Getty Images)

Francisco esteve mais de uma hora reunido com as vítimas

Relacionados

O Papa Francisco recebeu no final desta tarde, na Nunciatura Apostólica, em Lisboa, um grupo de 13 vítimas de abusos sexuais na Igreja Católica.

O encontro durou mais de uma hora.

“Na tarde de hoje, após o final dos encontros institucionais e com a Igreja, o Papa Francisco recebeu na Nunciatura um grupo de 13 pessoas, vítimas de abusos por parte dos membros do clero, acompanhados por alguns representantes de instituições da Igreja portuguesa, responsáveis pela proteção dos menores”, indica a Santa Sé em comunicado.

Segundo o mesmo documento, “o encontro decorreu num clima de intensa escuta e durou mais de uma hora, concluindo-se pouco depois das 20:15”.

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) especifica, também em comunicado, que as vítimas "foram acompanhadas por alguns representantes de instituições encarregadas da tutela de menores na Igreja em Portugal: Rute Agulhas, coordenadora do Grupo VITA; Paula Margarido, presidente da Equipa de Coordenação Nacional das Comissões Diocesanas; Pedro Strecht, coordenador da ex-Comissão Independente".

"Este encontro do Santo Padre representa a confirmação do caminho de reconciliação que a Igreja em Portugal tem vindo a percorrer neste âmbito, colocando as pessoas vítimas em primeiro lugar, colaborando na sua reparação e recuperação, de forma que lhes seja possível olhar o futuro com esperança e liberdade renovadas", sublinha ainda a CEP.

Francisco chegou esta manhã a Lisboa no âmbito da realização da Jornada Mundial da Juventude.

Momentos antes, nas Vésperas, que decorreu no Mosteiro dos Jerónimos, o Papa tinha pedido para que se ouvisse o "grito angustiado" das vítimas de abusos sexuais.
 

Continue a ler esta notícia

Relacionados