O regresso de Benazir Bhutto - TVI

O regresso de Benazir Bhutto

  • Portugal Diário
  • 18 out 2007, 11:33

Após oito anos de exílio, foi recebida no Paquistão por milhares de apoiantes

A antiga primeira-ministra paquistanesa Benazir Bhutto chegou esta quinta-feira ao Paquistão, após oito anos de exílio, onde foi recebida por 250 mil apoiantes em Carachi, sob fortes medidas de segurança.

O avião de Bhutto, de 54 anos, aterrou antes das 09:00 tmg (10 :00 em Lisboa), proveniente do Dubai, onde reside. Os seus apoiantes a bordo do avião gritavam : «Longa vida a Bhutto».

«Estou mais velha, aprendi muito ao longo dos últimos 20 anos, mas sempre nos batemos contra uma ditadura. Queremos isolar os extremistas e construir um Paquistão melhor», declarou Bhutto, durante o voo.

De acordo com a polícia, pelo menos 250 mil simpatizantes estão concentrados em Carachi para receber Benazir Bhutto, apesar de o dirigente do Partido do Povo Paquistanês (PPP) de Benazir Bhutto, Taj Haider, garantir que mais de «um milhão de apoiantes está concentrado na cidade e mais estão a chegar».

Benazir Bhutto deixou o Paquistão em 1999 para escapar a um processo por alegado desvio de fundos públicos. Duas vezes primeira-ministra (1988-1990 e 1993-1996), Bhutto prometeu devolver a democracia ao país, dirigido pelo general Pervez Musharraf, na sequência de um golpe de Estado não violento em Outubro de 1999.

Bhutto conta liderar o PPP nas legislativas previstas para meados de Janeiro de 2008.

As autoridades paquistanesas afirmaram recear um atentado, na sequência de ameaças, veiculadas pela imprensa, por um comandante de combatentes islamistas próximos dos talibãs e da rede terrorista al-Qaeda, implantados no noroeste do país.
Continue a ler esta notícia