70 Partidos Comunistas reunidos em Lisboa - TVI

70 Partidos Comunistas reunidos em Lisboa

  • Portugal Diário
  • 10 nov 2006, 08:41

Objectivo é encontrar caminhos para o socialismo e discutir os «perigos do imperialismo»

Portugal recebe esta sexta-feira pela primeira vez o Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários, uma iniciativa que visa encontrar caminhos para o socialismo e discutir os «perigos do imperialismo», escreve a Lusa.

A 8ª edição do Encontro, que decorrerá em Lisboa até domingo, deverá contar com a participação de 70 delegações partidárias de todo o mundo, entre as quais representantes do PC da África do Sul, da Grécia, da Federação Russa e de Cuba.

O Partido do Trabalho da Coreia do Norte declinou o convite para participar no encontro, ausência justificada com a «situação do país e na Ásia do Sul».

«Perigos e potencialidades da situação internacional, a estratégia do imperialismo e a questão energética. A luta dos povos e a experiência da América Latina, a perspectiva do socialismo», são os temas do Encontro, refere um comunicado do PCP, o partido anfitrião.

As anteriores edições dos Encontros Internacionais realizaram-se em Atenas, Grécia, por o PC grego ter sido o partido a propor pela primeira vez, em 1998, a realização de um encontro de «partidos comunistas e operários».

O encontro decorrerá à porta fechada, sendo a intervenção desta manhã do secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, aberta à comunicação social. A sessão de encerramento, domingo cerca das 13:00, decorrerá à porta fechada, estando prevista a divulgação das conclusões durante a tarde, através de um comunicado conjunto.
Continue a ler esta notícia