Pedro Nuno Santos é o preferido para suceder a Costa à frente do PS - TVI

Pedro Nuno Santos é o preferido para suceder a Costa à frente do PS

  • CNN Portugal
  • MM
  • 11 nov 2023, 09:43
Pedro Nuno Santos (Horacio Villalobos/Getty Images)

Fernando Medina, que não está na corrida à liderança do partido, aparece, numa sondagem divulgada pelo Diário de Notícias, à frente de José Luís Carneiro

Pedro Nuno Santos é o preferido dos portugueses para suceder a António Costa à frente do Partido Socialista (PS). Uma sondagem da Aximagem para o Diário de Notícias (DN) coloca ainda Fernando Medina à frente de José Luís Carneiro, o primeiro a avançar com a candidatura, na corrida a secretário-geral do PS.

A mesma sondagem, realizada esta semana e com uma amostra de 516 “entrevistas efetivas”, coloca Pedro Nuno Santos à frente, mas sem vantagem esmagadora e muito menos maioritária. Ainda assim, é o preferido de 30% dos entrevistados. Fernando Medina reúne 19% das preferências e José Luís Carneiro obtém 9%. Carlos César, o atual presidente do partido, fica-se pelos 6%. De destacar ainda nos resultados desta sondagem que um terço dos inquiridos respondeu que “não sabe” ou “não responde”.

Pedro Nuno Santos, natura de Aveiro, reúne apoio mais forte no Norte do país e Área Metropolitana do Porto. Fernando Medina, atual ministro das Finanças do Governo demissionário e antigo presidente da Câmara de Lisboa, está à frente de Pedro Nuno Santos na Área Metropolitana de Lisboa. Pedro Nuno Santos e José Luís Carneiro reúnem as preferências dos homens e Medina reúne maior vantagem junto das mulheres.

Na estratificação por grupos etários, Pedro Nuno Santos e José Luís Carneiro são mais fortes junto dos mais velhos (dos 50 anos aos 64), enquanto Medina é nos mais jovens (dos 18 aos 49 anos).

Continue a ler esta notícia