JMJ: Governo autoriza 3,3 ME para passe em Lisboa dos peregrinos - TVI

JMJ: Governo autoriza 3,3 ME para passe em Lisboa dos peregrinos

  • Agência Lusa
  • AM
  • 21 jul 2023, 23:19
Jornadas Mundiais da Juventude: construção da cúpula do altar palco no Parque Tejo-Trancão (Lusa/ José Sena Goulão)

Esta verba é autorizada considerando que a JMJ tem a potencialidade de ser o maior evento realizado em Portugal

O Governo autorizou até 3,3 milhões de euros do Fundo Ambiental para financiamento da Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) para apoiar a compra de títulos de transporte público para peregrinos que participam na Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

O Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, por despacho hoje publicado, determina a atribuição deste financiamento "no valor máximo" de 3,3 milhões de euros, a concretizar mediante protocolo de colaboração técnica e financeira a celebrar entre a TML e o Fundo Ambiental, para apoiar a aquisição dos passes.

Esta verba, explica o governante, é autorizada considerando que a JMJ, a decorrer entre 1 e 6 de agosto, tem a potencialidade de ser o maior evento realizado em Portugal.

"E perspetivando-se um fluxo anormalmente elevado de pessoas, importa incentivar a adoção de padrões de mobilidade mais sustentável, promovendo, designadamente, a utilização dos transportes públicos coletivos", escreve no despacho.

O diploma foi publicado uma semana depois de o coordenador do Grupo de Projeto para a JMJ, José Sá Fernandes, anunciar o passe dos peregrinos que se inscreverem para a JMJ, que vai ser incluído nos ‘kits’ que vão receber.

“Vamos ter passes específicos para esta semana”, disse Sá Fernandes, explicando que o objetivo da medida é “evitar um excedente de filas” e “dar um incentivo para se andar nos transportes públicos”.

Os passes servem para os dias em que os peregrinos estiverem inscritos e podem ser usados em todos os transportes públicos na Área Metropolitana de Lisboa.

Mais de um milhão de pessoas são esperadas em Lisboa para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), com o Papa Francisco, de 01 a 06 de agosto.

Continue a ler esta notícia