Limite ao petróleo russo gera “engarrafamento” de petroleiros na Turquia - TVI

Limite ao petróleo russo gera “engarrafamento” de petroleiros na Turquia

  • ECO - Parceiro CNN Portugal
  • 6 dez 2022, 09:58
Petroleiro russo (David Ryder/Getty Images)

Cerca de 19 petroleiros aguardam para cruzar as águas turcas, sendo que as embarcações ancoraram perto dos dois estreitos que ligam os portos russos do Mar Negro aos mercados internacionais

Relacionados

Já entrou em vigor o limite de preço ao barril russo de 60 dólares por parte do G7, que recai sobre aquele que é transportado em navios. Há notícias de que a sanção europeia está a gerar um “engarrafamento” de navios petroleiros em águas turcas, devido às exigências de que todas as embarcações cumpram as regras determinadas para o petróleo russo.

O “engarrafamento” de petroleiros que se formou nas águas turcas ocorre depois de as autoridades de Ancara exigirem que as seguradoras garantam que todas as embarcações que navegam nos estreitos estão totalmente cobertas, noticia o Financial Times.

Cerca de 19 petroleiros aguardam para cruzar as águas turcas, sendo que as embarcações ancoraram perto dos dois estreitos que ligam os portos russos do Mar Negro aos mercados internacionais.

Este limite ao preço foi introduzido para manter o petróleo a fluir e, ao mesmo tempo, limitar as receitas de Moscovo, que são usadas para financiar a guerra na Ucrânia.

Brent sobe 1%

Os preços do petróleo estão a subir 1% esta terça-feira, no rescaldo da entrada em vigor do limite ao preço do barril russo, bem como da reunião da OPEP+ que decorreu no fim de semana.

Numa semana vista como crítica para o mercado petrolífero, o barril de Brent, referência para as importações europeias, avança 1,04%, para 83,4 dólares. Os futuros do norte-americano WTI somam 0,91%, para 77,6 dólares.

Continue a ler esta notícia

Relacionados