Quadro de Kandinsky devolvido a herdeiros das vítimas do Holocausto bate recorde de 41 milhões de euros em leilão - TVI

Quadro de Kandinsky devolvido a herdeiros das vítimas do Holocausto bate recorde de 41 milhões de euros em leilão

  • CNN
  • Hafsa Khalil
  • 7 mar 2023, 14:00
Quadro "Murnau com Igreja II", de Wassily Kandinsky atinge recorde de vendas em leilão. Foto: Tristan Fewings/Getty Images for Sotheby's

Kandinsky estava a viver com a seu amante Gabriele Münter e com amigos artistas em Murnau, na Baviera, quando pintou este quadro

Um quadro do pintor modernista russo Wassily Kandinsky que pertenceu em tempos às vítimas do Holocausto nazi, foi vendido por 41,7 milhões de euros (44,55 milhões de dólares) na Sotheby´s em Londres.

Parte do leilão de arte moderna e contemporânea, "Murnau mit Kirche II" ("Murnau com a Igreja II"; 1910) foi a venda mais cara da noite de quarta-feira, bem como um novo recorde em leilão para o artista.

Um recorde mundial anterior para uma obra de Kandinsky foi atingido em 2017 com a venda do seu "Bild mit weissen Linien" por 37 milhões de euros (39,7 milhões de dólares), disse a casa de leilões à CNN.

"O período Murnau de Kandinsky veio definir a arte abstrata para as gerações futuras", disse Helena Newman, Diretora do Departamento Global e Europeu de Arte Moderna e Impressionista da Sotheby’s, num comunicado.

"O aparecimento de uma pintura tão importante – uma das últimas deste período e dimensão que permanece em mãos privadas – é um momento importante para o mercado e para os colecionadores", disse ela.

Kandinsky estava a viver com a seu amante Gabriele Münter e com amigos artistas em Murnau, na Baviera, quando pintou "Murnau mit Kirche II", inspirado pela paisagem local durante uma viagem de bicicleta. A própria Münter escreveu uma inscrição na moldura da pintura.

A pintura tem uma longa história. Foi vendida em leilão como parte da coleção de proeminentes colecionadores de Berlim, o casal Johanna Margarete e Siegbert Stern, depois de ter sido finalmente devolvido aos herdeiros sobreviventes da família no ano passado pelo Van Abbemuseum em Eindhoven, na Holanda.

Fotografias da família Stern retratam o quadro de Kandinsky pendurado na sala de jantar da sua casa de família, a Villa Stern em Potsdam. Mas, após a ascensão dos nazis em 1933 e a morte do seu marido dois anos mais tarde, Johanna Margarete fugiu para a Holanda e foi declarada apátrida.

Segundo os documentos da família, o Kandinsky - entre outras obras - foi levado para a Holanda e presume-se que tenha passado para um comerciante que saqueou bens judeus no país ocupado, antes da deportação e morte de Johanna Margarete em Auschwitz, em 1944, diz o catálogo da Sotheby's. Foi mais tarde vendido ao Van Abbemuseum por outro comerciante, em 1951.

Falando da sua história, Newman disse que a restituição do quadro permitiu finalmente "redescobrir o lugar da família Stern e a sua coleção no brilhante meio cultural de Berlim dos anos 20".

O dinheiro da venda será partilhado entre os 13 descendentes sobreviventes da família Stern e também financiará mais investigação para localizar a extensa coleção de arte da família, acrescenta o comunicado.

Outra grande venda da noite foi o "Dans på stranden (Reinhardt-frisen)" ou "Dança na Praia" de Edvard Munch, que foi vendido por 19 milhões de euros (20,3 milhões de dólares).

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE