A Polícia Judiciária (PJ) recapturou Fernando Ribeiro Ferreira, de 61 anos, evadido do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus desde 7 de setembro de 2024. O fugitivo foi localizado em Trás-os-Montes, informa esta força através de comunicado.
O homem, de nacionalidade portuguesa, possui um longo historial de criminalidade violenta e organizada, sendo referenciado por crimes como associação criminosa, homicídio, rapto, roubo à mão armada, tráfico de estupefacientes e posse de arma proibida.
Fernando Ribeiro Ferreira cumpria uma pena de 24 anos à data da fuga, resultante de 11 condenações acumuladas desde a sua primeira reclusão em 1980.
Após a fuga, foi emitido um mandado de detenção internacional pela autoridade judiciária competente, constando Fernando Ribeiro Ferreira numa notificação vermelha da Interpol.
A operação policial, que contou com a colaboração da Guarda Nacional Republicana (GNR), foi o culminar de um "persistente, complexo e ininterrupto" trabalho de investigação que se prolongou durante mais de dois meses.
A PJ já tinha recapturado Fábio Loureiro, conhecido como Fábio "Cigano", em Marrocos, em outubro. Mas continuam em fuga três reclusos: Mark Cameron Roscaleer, Rodolfo Jose Lohrmann e Shergili Farjiani.
Os reclusos evadidos do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus eram cinco dos mais perigosos condenados do país. Todos eles estão ligados ao crime organizado e têm grande capacidade financeira e mobilidade internacional.