Duas embarcações com 20 migrantes detetadas em Itália pela Polícia Marítima - TVI

Duas embarcações com 20 migrantes detetadas em Itália pela Polícia Marítima

  • Agência Lusa
  • AM
  • 17 jul 2022, 13:05
Migrantes detetados em Itália pela Polícia Marítima (Polícia Marítima)

Desde meados de junho, a Polícia Marítima integra a Operação "Themis" da Agência Frontex

Duas embarcações com 20 migrantes a bordo a navegar a sudoeste da ilha Sardenha foram detetadas este fim de semana por elementos da Polícia Marítima em missão em Itália, no âmbito da Operação “Themis” da Agência Frontex.

Em comunicado, divulgado este domingo, a Polícia Marítima explica que a embarcação suspeita de migração irregular foi detetada na sexta-feira durante uma ação de patrulhamento, com 15 tripulantes a bordo que, ao aperceberem-se da aproximação dos elementos da polícia, colocaram-se em fuga em direção a terra.

À chegada a terra, os tripulantes da embarcação terão desembarcado numa zona de difícil acesso, ficando isolados, tendo os elementos da Polícia Marítima confirmado que se tratavam de 15 migrantes.

Os elementos da polícia mantiveram os migrantes no local até à chegada dos elementos da Guardia di Finanza que encaminharam e acompanharam a embarcação com os 15 migrantes até ao porto de Sant'antioco.

Imagem divulgada pela Polícia Marítima

No decorrer de uma outra ação de patrulhamento, os elementos da Polícia Marítima detetaram e intercetaram no sábado outra embarcação suspeita de migração irregular, que se encontrava à deriva com cinco tripulantes a bordo, também a sudoeste da ilha Sardenha.

À chegada junto da embarcação, os elementos da Polícia Marítima confirmaram cinco migrantes a bordo, tendo procedido ao reboque da embarcação, após indicações das autoridades locais, até ao porto de Sant'antioco, onde aguardar pela Guardia di Finanza.

Desde meados de junho, a Polícia Marítima integra a Operação "Themis" da Agência Frontex, a sua sexta participação, com a missão de controlo e vigia das fronteiras marítimas italianas e externas da União Europeia, no combate ao crime transfronteiriço, no âmbito das funções de guarda costeira europeia e de órgão de polícia e de polícia criminal.

Continue a ler esta notícia