Cavaco felicita José Eduardo dos Santos pela vitória - TVI

Cavaco felicita José Eduardo dos Santos pela vitória

Cavaco Silva

Presidente da República elogia «espírito cívico e a maturidade democrática do povo angolano»

Relacionados
O Presidente da República felicitou esta terça-feira o Presidente eleito de Angola, José Eduardo dos Santos. Cavaco Silva considerou que o processo eleitoral demonstrou o «espírito cívico e a maturidade democrática do povo angolano».

O Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) ganhou com maioria qualificada (72,24 por cento) as eleições gerais angolanas, realizadas na sexta-feira. José Eduardo dos Santos foi eleito indiretamente Presidente, de acordo com os resultados provisórios divulgados no domingo.

«Por ocasião das eleições gerais da República de Angola do passado dia 31, quero expressar-lhe, em nome do Povo Português e no meu próprio, felicitações e votos de sucesso no exercício das altas funções que foi chamado a desempenhar pelo povo angolano», disse Cavaco Silva, numa mensagem divulgada no site oficial da Presidência da República.

O chefe de Estado português destaca a «maturidade democrática» do povo angolano que, considera, expressou «de forma inequívoca» a sua confiança em José Eduardo dos Santos.

«Uma vez mais, o povo angolano manifestou a sua determinação na consolidação da paz e da estabilidade, indispensáveis ao progresso social e económico do país».

Cavaco Silva manifesta ainda a convicção de que no próximo mandato de José Eduardo dos Santos serão reforçados «os especiais laços de amizade e cooperação» que unem Portugal e Angola, «no plano bilateral como no quadro da CPLP, contando para tal com o inestimável contributo da numerosa comunidade portuguesa que vive e trabalha em Angola, bem como da comunidade angolana que vive e trabalha em Portugal».

«Pode Vossa Excelência contar com o meu empenho pessoal para que assim seja, na convicção de que o continuado fortalecimento da parceria estratégica entre Portugal e Angola corresponde à expectativa e ao melhor interesse dos nossos povos e países», acrescenta.
Continue a ler esta notícia

Relacionados