Lisboa vai recuperar miradouros - TVI

Lisboa vai recuperar miradouros

  • Portugal Diário
  • 1 fev 2008, 15:55
Jardim de S. Pedro de Alcântara, em Lisboa - Foto de Miguel A. Lopes/Lusa

Câmara de Lisboa anunciou projecto no dia em que reabriu o miradouro e jardim de São Pedro de Alcântara

Relacionados
A Câmara de Lisboa anunciou esta sexta-feira que vai recuperar oito miradouros históricos na cidade, à semelhança da reabilitação realizada no miradouro e jardim de São Pedro de Alcântara, reaberto hoje ao público, após mais de dois anos sem funcionar, escreve a Lusa.

A recuperação dos oito miradouros, cujo lançamento do concurso público foi anunciado esta sexta-feira - Monte Agudo (Anjos), Penha de França, Alto do Parque Eduardo VII (São Sebastião da Pedreira), Boto Machado (São Vicente de Fora), Torel (São José), Santa Luzia (São Miguel), Senhora do Monte (Graça) e Miradouro da Graça - está orçada em 1,5 milhões de euros, adiantou à Lusa o vereador dos Espaços Verdes na Câmara de Lisboa, Sá Fernandes.

Nos espaços que serão recuperados vão ser instalados bares de apoio, esclareceu ainda o vereador municipal.

A água que se perde em Lisboa

E a melhor cidade portuguesa para se viver é...

As obras de requalificação do jardim situado no Bairro Alto, hoje reaberto, envolveram a reconversão dos pavimentos, zonas verdes, mobiliário urbano, iluminação pública e zonas de repouso, limpeza e valorização do lago e melhoramentos no acesso à parte inferior deste equipamento, no valor global de cerca de um milhão de euros.

Fechado mais de dois anos

O jardim foi interditado ao público no dia 14 de Novembro de 2005, para obras de recuperação, e após mais de dois anos fechado e uma interrupção de nove meses nas obras, por falta de pagamento ao empreiteiro pela autarquia.

José Sá Fernandes prometeu em Setembro de 2007 - quando as obras de requalificação foram retomadas, após terem estado nove meses suspensas - o jardim e miradouro foi concluído, antes do prazo legal, que termina no final deste mês de Fevereiro.

O momento de abertura do Jardim de São Pedro de Alcântara, encerrado desde 14 de Novembro de 2005, foi marcado pela ligação da fonte, a norte do jardim, pelo vereador dos Espaços Verdes.

O presidente da autarquia, António Costa (PS), salientou «que a promessa de devolver o espaço à cidade está cumprida».

O vereador Sá Fernandes disse à Lusa que devido à urgência para devolver este espaço à cidade, a Câmara vai efectuar as diligências necessárias para ali abrir dois novos bares de apoio ao jardim de São Pedro.

«Falta relva»

Perante a crítica de populares que afirmavam que faltava «relva no jardim», os responsáveis explicaram que existiu a preocupação arquitectónica de aproximar o mais possível do jardim à sua forma original.

A Banda do Regimento de Sapadores Bombeiros tocou temas populares, num palco instalado no meio do jardim, seguindo-se um grupo de bombos e tambores que rufaram junto à fonte.

No espaço hoje reaberto estavam também animadores de rua, um mágico, e dezenas de crianças mascaradas que desfilaram pelos dois patamares deste do jardim de São Pedro de Alcântara.

Na reabertura estiveram presentes dezenas de populares que aproveitaram para falar com os responsáveis políticos, a quem apresentaram reclamações de outros problemas na cidade.
Continue a ler esta notícia

Relacionados