Sócrates quer Tratado de Lisboa até ao final do ano - TVI

Sócrates quer Tratado de Lisboa até ao final do ano

Assinatura do Tratado de Lisboa - Foto de Miguel A. Lopes para Lusa

Irlanda vai voltar a realizar um referendo ao documento

Relacionados
O primeiro-ministro, José Sócrates, espera que o Tratado de Lisboa entre em vigor «até ao final deste ano» depois de os líderes europeus terem dado as garantias pretendidas pela Irlanda para organizar um novo referendo, avança a agência Lusa.

«Espero que possa obter uma votação positiva e favorável, de forma a que [o Tratado] possa entrar em vigor até ao final deste ano», disse José Sócrates em conferência de imprensa no final do Conselho Europeu de Bruxelas.

Para o primeiro-ministro, «as indicações são muito positivas» e as últimas sondagens realizadas na Irlanda são «animadoras».

«Isso deve-se ao facto de os cidadãos irlandeses terem compreendido que os responsáveis políticos europeus escutaram as suas razões e responderam a essas inquietações de forma positiva», acrescentou Sócrates.

Numa conferência de imprensa numa sala não muito longe, o primeiro-ministro irlandês Brian Cowen indicou pretender realizar um novo referendo no «início de Outubro» para assegurar a vitória do sim depois de os cidadãos deste país terem rejeitado o Tratado de Lisboa em Junho de 2008.

«Penso que poderíamos estar prontos para organizar um referendo no início de Outubro», disse Cowen.
Continue a ler esta notícia

Relacionados