PCP estranha que aeroporto de Beja não seja alternativa - TVI

PCP estranha que aeroporto de Beja não seja alternativa

Easyjet

Comunistas questionam Governo sobre aproveitamento de aeroporto para companhias de baixo custo

Relacionados
O PCP quer saber se o Governo está a equacionar o aeroporto de Beja como «alternativa» para receber companhias aéreas de baixo custo que operam no aeroporto da Portela, em Lisboa, nomeadamente a base da EasyJet.

O Governo está a estudar a possibilidade de «adaptar» uma base aérea para acolher companhias de baixo custo que operam no aeroporto de Lisboa, disse hoje à agência Lusa o deputado do PCP eleito por Beja, João Ramos, referindo que as bases de Sintra, Alverca e Montijo são as opções em estudo.

«Numa altura em que se diz não haver dinheiro para investimentos públicos», a «opção» pela adaptação de uma daquelas três bases é «estranha», porque existe o aeroporto de Beja, já construído, a operar e que resulta do aproveitamento civil da Base Aérea n.º 11, de Beja, disse.

O facto de o aeroporto de Beja «não estar a ser considerado como alternativa» é «estranho», afirmou João Ramos, que falava à Lusa a propósito de uma pergunta que dirigiu ao Ministério da Economia sobre o assunto.

Segundo o deputado, o aeroporto de Beja, através das melhorias das ligações rodoviárias e ferroviárias, ficaria a uma distância de Lisboa «semelhante» à que existe entre outros aeroportos e capitais de países da Europa.

No entanto, o aeroporto de Beja «não é considerado como alternativa» para receber companhias aéreas de baixo custo a operar no aeroporto da Portela.

Entretanto, na segunda-feira, no programa «Prós e Contras» da RTP1, segundo o mesmo deputado, o secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro, acrescentou o aeroporto de Beja à lista das bases aéreas de Sintra, Alverca e Montijo.

Através da pergunta, o deputado quer saber se o Governo «confirma que o aeroporto de Beja está a ser equacionado como alternativa» para receber companhias de baixo custo e se «já estão definidos os critérios que presidirão à escolha» da alternativa.

As bases aéreas de Sintra, Alverca e Montijo estão a ser alvo de estudo de um grupo de trabalho criado pelo Governo para a localização da base da EasyJet, situada no aeroporto da Portela em Lisboa, disse no início deste mês Sérgio Monteiro.

A existência de uma infra-estrutura aeroportuária complementar ao aeroporto de Lisboa representa um regresso à chamada solução «Portela + 1», estudada em 2007.
Continue a ler esta notícia

Relacionados