Como fica a corrida à  liderança do PSD? - TVI

Como fica a corrida à liderança do PSD?

PSD: Aguiar Branco confirma disponibilidade para se candidatar

Aguiar Branco desiste. Patinha Antão e Pedro Passos Coelho continuam e dizem que «candidatura [de Ferreira Leite] é bem-vinda». Neto de Sousa admite que o mais importante é «lançar ideias» e formaliza esta tarde a sua candidatura

Actualizada Às 8h52

José Pedro Aguiar Branco desistiu esta manhã da corrida à liderança do PSD, depois de Manuela Ferreira Leite ter anunciado que é candidata. Em declarações à TSF, o deputado explicou que «desde sexta-feira» tem estado em contacto com a antiga ministra das Finanças e «fica à sua disponibilidade» entende que «é ela quem tem condições para criar um clima de unidade, essencial para fazer um PSD forte, capaz de enfrentar Sócrates em 2009».

Sobre a possibilidade de Menezes ainda avançar, Aguiar Branco disse que «é indiferente» para esta candidatura. «O PSD estava num estado de descredibilização tal, que era preciso uma união em torno de uma figura séria e de referência», adiantou.

Manuela é candidata

O que diz Marcelo?

Para já, Aguiar Branco foi o único a desistir. Outro dos candidatos à liderança do PSD, o deputado Patinha Antão, manifestou já a sua intenção de se manter na corrida, apesar de agora estar a concorrer com a chamada «dama-de-ferro» do partido.

Em declarações à agência Lusa, Patinha Antão considerou «bem-vinda» a candidatura da antiga ministra das Finanças. «Espero que revitalize o partido e entusiasme os militantes e que seja o princípio do caminho do reencontro do PSD com os interesses e as preocupações dos portugueses», sublinhou.

Passos Coelho mantém-se na corrida

Também Pedro Passos Coelho, um candidato que foi vice-presidente de Marques Mendes, se mantém em jogo. O candidato saudou a entrada de Manuela Ferreira Leite na corrida eleitoral, esperando que o debate para a escolha do novo líder social-democrata seja o mais alargado possível.

«Saúdo o aparecimento de qualquer candidatura que surja e contribua para a clarificação interna do PSD», disse Passos Coelho à agência Lusa.

Reafirmando a intenção de se manter na corrida até ao fim, o ex-líder da JSD e antigo vice-presidente do partido destacou a possibilidade de confronto de ideias com proposta de discussão estratégica que «com certeza» Manuela Ferreira Leite trará para o debate, afirmando esperar que este seja o «mais alargado, intenso e profundo possível».

Neto da Silva fica

O empresário Neto da Silva referiu que não só não desiste da sua candidatura, como a formalizará esta tarde. O candidato referiu em declarações à TSF que «não é lebre de ninguém».

«É claro que mantenho a minha candidatura. Não estou preocupado em ganhar, preocupado em lançar ideias», explicou.

Menezes ainda em silêncio

Ribau Esteves, secretário-geral da direcção de Luís Filipe Menezes aguarda que este comente o avanço da ex-ministra das Finanças. «Aguardo a decisão oficial do líder do PSD, Luís Filipe Menezes. Espero conhecê-la [decisão] hoje, numa reunião que vamos ter logo à tarde», disse à agência Lusa Ribau Esteves.

Luís Filipe de Menezes encontra-se esta tarde com o Presidente da Repúblico, a seu pedido.
Continue a ler esta notícia