PCP defende autárquicas no dia 6 de outubro - TVI

PCP defende autárquicas no dia 6 de outubro

Jerónimo de Sousa (Lusa/Hugo Delgado)

Jerónimo de Sousa

O PCP foi à residência do primeiro-ministro propor a data de 6 de outubro para a realização das próximas eleições autárquicas.

Jerónimo de Sousa revelou que a data preferencial era a de 13 de outubro, mas que os comunistas tiveram em conta a peregrinação de muitos católicos a Fátima nessa data e decidiram assim antecipar em uma semana a prosposta.

«Tendo em conta os prazos legais e tendo em conta a experiência de eleições anteriores, designadamente 2005 e 2009, em que foi sempre no ultimo domingo como data limite, nós inclinávamo-nos para o dia 13 de outubro, mas admitimos que, tendo em conta que é um dia, como é sabido, em que milhares de católicos se deslocam em peregrinação e facilitando o seu direito de votar, consideramos que o dia 6 é a data ideal, plausível», afirmou Jerónimo de Sousa.

Para o PCP, «não se justifica nem o 22 nem o 29 [de setembro], o dia 6 [de outubro] é uma data equilibrada».

«A não ser assim, naturalmente o Governo pode ter de assumir a responsabilidade e a ideia de que não quer que os portugueses conheçam já a proposta do Orçamento do Estado para o ano próximo», afirmou.

Confrontado com o facto de eleições no dia 6 de outubro serem antecedidas pelas comemorações do 5 de Outubro, ocasião de um dos mais significativos discursos presidenciais, Jerónimo de Sousa desdramatizou.

«O Presidente da República participará num ato comemorativo numa data histórica. Nós fazemos muitas críticas ao Presidente da República, não acreditamos que possa ser parte interessada na batalha eleitoral nas eleições autárquicas, portanto, acho que uma coisa não impede a outra», argumentou.

O PSD e o CDS-PP já propuseram, nesta quarta-feira, a data de 22 de stemebro, enquanto o PS quer que as eleições se realizem a 13 de outubro.

[última atualização às 18:26]
Continue a ler esta notícia