«Para mim o doutor Marques Mendes não existe» - TVI

«Para mim o doutor Marques Mendes não existe»

Isaltino Morais (arquivo)

Isaltino considerou de «mau gosto» justificação de Marques Mendes para não participar numa cerimónia presidida pelo autarca

Relacionados
O presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, considerou este sábado de «mau gosto» as últimas declarações do ex-presidente social-democrata Luís Marques Mendes, em que este recusava participar numa cerimónia de homenagem por si presidida, noticia a Lusa.

Em causa está a homenagem feita a Marques Mendes, entre outros ex-autarcas de Oeiras, e o facto de o ex-presidente social-democrata ter aceite o galardão da autarquia, mas não comparecer na cerimónia por esta ser presidida por Isaltino Morais.

À margem da cerimónia de homenagem, Isaltino Morais disse que «não tinha de fazer juízos de valor», mas considerou que «as últimas declarações dos jornais [referindo o comunicado em que o ex-presidente do PSD explicava o motivo da sua ausência] de Marques Mendes são de mau gosto».

Marques Mendes afirmou ter aceite o galardão por este ter resultado de «uma indicação exclusiva» dos autarcas do PSD", mas recusou comparecer numa «cerimónia presidida pelo actual presidente da câmara».

A representante dos vereadores do PSD na Câmara Municipal de Oeiras Teresa Zambujo tinha explicado sexta-feira, em declarações à Lusa, que a homenagem «não tem discussão na Câmara Municipal, indicam-se os nomes, o senhor presidente anota e a Câmara não os discute sequer, pura e simplesmente aprova-os».

No entanto, Isaltino Morais lembrou que é necessária a «unanimidade da câmara quanto ao nome senão não há entrega» do galardão. «Institucionalmente estou acima desta matéria [a ausência do antigo líder do PSD]. Cada um faz o seu juízo de valor, para mim o doutor Marques Mendes não existe, não me lembro dele há muitos anos», disse o presidente da Câmara Municipal de Oeiras.

Na cerimónia de hoje, o ex-autarca Luís Marques Mendes fez-se representar por Teresa Zambujo. Questionada à margem da cerimónia sobre a ausência de Marques Mendes, a representante dos autarcas do PSD afirmou desconhecer os motivos do antigo líder social-democrata, negando também a criação de «conflitos partidários» com a entrega do galardão.

Na cerimónia por ocasião do 25 de Abril, a autarquia de Oeiras homenageou também João Silva Duarte (PSD), a título póstumo, José Nogueira Pardal (PS) e João Humberto Aguardela e José Roque Romeiras (CDU), que receberam uma réplica de uma escultura que existe no concelho.
Continue a ler esta notícia

Relacionados