Guantanamo: Ana Gomes apoia disponibilidade de Portugal para receber prisioneiros - TVI

Guantanamo: Ana Gomes apoia disponibilidade de Portugal para receber prisioneiros

Eurodeputada socialista considera que esta iniciativa pode incentivar outros países europeus também a assumir responsabilidades

Relacionados
A eurodeputada socialista Ana Gomes disse à agência Lusa que apoia a disponibilidade de Portugal para acolher prisioneiros de Guantanamo, considerando que esta iniciativa pode incentivar outros países europeus também a assumir responsabilidades.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, anunciou quarta-feira que Portugal está disponível para acolher prisioneiros de Guantanamo no âmbito de uma iniciativa da União Europeia para ajudar os Estados Unidos a encerrar o centro de detenção de suspeitos de terrorismo.

«Eu apoio esta iniciativa do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Desde logo quero assinalar que ela foi anunciada num dia apropriado: no dia em que se celebraram os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos», disse.

No entender da eurodeputada socialista, esta iniciativa é muito importante para poder levar outros países europeus a «chegarem-se à frente, para ajudar a administração Obama a encerrar Guantanamo e todo o ciclo vergonhoso das prisões secretas e da deslocalização da tortura que a administração Bush significou».

«É uma forma de Portugal começar a assumir as suas responsabilidades pela colaboração que deu a esse processo e desta maneira incentivar outros países europeus que colaborarem neste processo assumindo responsabilidades aceitando detidos de Guantanamo, designadamente pessoas que já foram ilibadas pela administração americana», salientou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados