Louçã indignado com comemorações «escondidas num patiozinho» - TVI

Louçã indignado com comemorações «escondidas num patiozinho»

Louçã

Líder do BE considera que 5 de outubro devia ter sido celebrado «onde a República foi proclamada»

O líder do BE, Francisco Louçã, viu com «tristeza e alguma indignação» que as comemorações oficiais do 5 de Outubro tenham sido «escondidas num patiozinho».

«Acho que as comemorações deviam ser onde são sempre, onde a República foi proclamada, é uma prova de falta de sentido republicano escondê-las num patiozinho quando merecia o combate pela continuação do 5 de Outubro e pelos valores republicanos», afirmou o coordenador bloquista aos jornalistas, à entrada para o Congresso das Alternativas, nesta sexta-feira.

As comemorações oficiais da Implantação da República decorrem este ano no Pátio da Galé e não na Praça do Município de Lisboa, como é habitual.

O hastear da bandeira pelo presidente da República, que deu início às comemorações do 5 de Outubro, ficou marcado pelo hastear da bandeira nacional com o escudo ao contrário.

Também a eurodeputada do PS Ana Gomes criticou que as comemorações da República sejam feitas «em espaços não públicos» e disse que é no Congresso Democrático das Alternativas que «se vai celebrar a República».

«Os responsáveis têm hoje medo do povo, eu não tenho medo do povo, aqui é que vamos içar a bandeira nacional», declarou.
Continue a ler esta notícia