Parlamento: o dia em que os ministros deixaram de o ser - TVI

Parlamento: o dia em que os ministros deixaram de o ser

Deputada Helena André (Foto: Filipe Caetano)

Ex-governantes assumiram os seus lugares como deputados na bancada parlamentar do PS

O dia mais longo do ano, que assinalou o regresso do Verão, foi também preenchido em termos políticos. Tanto para quem entra, como para quem sai. Isto é, tanto para o novo Governo, como para os anteriores governantes.

Para Santos Silva, Vieira da Silva, Jorge Lacão, Alberto Martins, Ana Jorge, Helena André, Gabriela Canavilhas, Pedro Silva Pereira, António Serrano ou Laurentino Dias foi uma tarde extremamente preenchida, primeiro com a passagem de testemunho no Palácio da Ajuda e depois com a presença na Assembleia da República para assumirem o cargo de deputados. Ao contrário de José Sócrates, que renunciou ao seu mandato, todos eles aceitaram sentar-se na bancada do Partido Socialista.

Todos eles cumpriram as novas funções, assinando o seu registo biográfico, tirando a fotografia oficial e recebendo a documentação devida. Alguns são mesmo estreantes nestas andanças, como Helena André, outros acumulam muitos anos de experiência. É o caso de Vieira da Silva, ex-ministro da Economia.

«É um processo normal em democracia e como acredito nas instituições tenho de aceitar a alternância democrática», começou por referir, assegurando que o seu mandato «é para cumprir até ao fim». Vieira da Silva conhece bem a situação do país, por isso apela a uma «convergência alargada», para além de uma «concertação política e social», agora com o PS na oposição.
Continue a ler esta notícia